A Área Técnica do CRPRS está reformulando sua estrutura de atendimento ao público para contemplar novas demandas da categoria e ampliar as ações de fiscalização externas, atividade precípua do CRPRS. Desde 01/04, o atendimento por telefone e presencial tem novos horários: segundas e quartas das 9h às 13h, terças e quintas das 13h às 17h e nas sextas das 9h às 12h.
Nos turnos em que não haverá atendimento ao público por telefone ou presencial, as/os psicólogas/os fiscais estarão dedicadas/os a ações de fiscalização externas e demandas administrativas, como produção de notas técnicas de orientação, elaboração de ofícios, análise de denúncias, realização de plantões de atendimento nas subsedes, análise de pedidos da categoria e retorno de emails.
Os Conselhos Regionais de Psicologia têm como uma de suas finalidades fiscalizar o exercício profissional, tanto de Pessoa Física como de Pessoa Jurídica. As fiscalizações – que são realizadas exclusivamente por psicólogas/os fiscais – podem ser de averiguação, quando há denúncia ou indícios de irregularidade ou de rotina, ações que têm caráter pedagógico e visam a uma aproximação com a categoria, ao aperfeiçoamento do trabalho e ao fortalecimento da profissão.
A Área Técnica do CRPRS é composta atualmente por quatro psicólogas/os fiscais e uma assistente administrativa. Em seu trabalho, as/os psicólogas/os fiscais orientam categoria e sociedade em geral e fiscalizam o exercício profissional. No ano de 2018, foram prestadas 4.106 orientações técnicas às/aos psicólogas/os por meio dos atendimentos por telefone e presenciais. De acordo com levantamento produzido pela Área, os temas de orientação mais frequentes foram relacionados à emissão, guarda e encaminhamento de documentos; avaliação psicológica em diferentes contextos de atuação profissional; atendimento a distância; atuação profissional; inscrição de Pessoa Jurídica; título de especialista; relação com Judiciário e divulgação de serviços.
Confira formas de contatos com a Área Técnica:
- Pelo e-mail orientec@crprs.org.br.
- Atendimento pelos telefones (51) 3334.6799 e 0800.001.0707 ou pessoalmente, na sede do CRPRS em Porto Alegre, nos seguintes horários:
Segunda-feira: das 9h às 13h
Terça-feira: das 13h às 17h
Quarta-feira: das 9h às 13h
Quinta-feira: das 13h às 17h
Sexta-feira: das 9h às 12h
Periodicamente também são realizados plantões na subsedes, com a presença de psicóloga/o fiscal para orientação no local. Mantenha atualizado seu cadastro (atualize aqui) para ser informado por e-mail da agenda de plantões.