Na sexta-feira, 21/01, aconteceu a primeira reunião das Comissões de Relações Étnico-Raciais e de Processos Clínicos e Psicossociais do CRPRS com instituições de formação clínica em Psicologia e psicanálise.
Estiveram presentes vinte instituições: Instituto Junguiano do Rio Grande do Sul (IJRGS), Instituto Pichon Rivière, Sociedade de Psicologia do Rio Grande do Sul (SPRGS), Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA), Estudos Integrados de Psicoterapia Psicanalítica (ESIPP), Instituto de Ensino e Pesquisa em Psicoterapia (IEPP), Associação Psicanalítica de Porto Alegre (APPOA), Instituto Wilfred Bion, Centro de Estudos, Atendimento e Pesquisa em Infância e Adolescência (CEAPIA), Wainer Psicologia, Instituto de Terapias Integradas (ITI), Instituto da Família de Porto Alegre (INFAPA), Sigmund Freud Associação Psicanalítica (SIG), Instituto do Desenvolvimento Humano (IDH), Centro Lydia Coriat, Domus, Centro de Estudos da Família e do Indivíduo de Porto Alegre (CEFI), Instituto Contemporâneo, Clínica Horizontes e Centro de Estudos Psicanalíticos de Porto Alegre (CEP de PA).
O encontro teve como objetivo promover a construção de um espaço de diálogo sobre o trabalho com as relações étnico-raciais nas trajetórias de formação clínica. Roberta Gomes, conselheira presidenta da Comissão de Relações Étnico-Raciais (CRR), apresentou o percurso histórico da CRR. As conselheiras Miriam Alves e Analice Palombini contribuíram com o debate, assim como as colaboradoras da CRR Denise Santos Motta e Thayna Miranda.
As instituições compartilharam com o grupo as ações e reflexões que vêm realizando sobre a temática das relações étnico-raciais. Foi trazida a urgência e relevância da construção de estratégias coletivas dentro da categoria para efetiva transformação institucional em prol de uma sociedade antirracista.
Um próximo encontro foi agendado para 18/03.