O tema deste mês da campanha “Conscientização e enfrentamento às violências no contexto laboral”, organizada pela Comissão de Psicologia Organizacional e do Trabalho (CPOT), é assédio moral. A iniciativa tem o objetivo de sensibilizar a categoria sobre o enfrentamento às diferentes formas de violências praticadas no contexto organizacional e do trabalho, bem como orientar sobre os encaminhamentos possíveis diante de práticas de violência.
A prática de assédio moral significa, de forma geral, toda conduta que cause algum constrangimento psicológico a outra pessoa, geralmente expressada em situações vexatórias e/ou ofensivas. É um conjunto articulado de situações preparadas, premeditadas, repetitivas e prolongadas. Possui intencionalidade no sentido de querer prejudicar, anular ou excluir um indivíduo específico ou um grupo determinado de pessoas. A pessoa assediada integra, muitas vezes, algum grupo que já sofre discriminação social, tais como mulheres, pessoas com deficiência, pessoas idosas, negras, minorias étnicas, população LGBTQIAPN+, dentre outros.
A Psicologia Organizacional e do Trabalho pode auxiliar no desenvolvimento de estratégias de sensibilização, buscando a regulamentação de boas práticas em ambiente de trabalho saudável, alinhando uma proposta diagnóstica de ambiente para a transformação efetiva de garantia de segurança psicológica às trabalhadoras e trabalhadores que por ali circulam, vivem e compartilham experiências de trabalho.