Foi realizada no sábado, 05/11, em Brasília/DF, a Assembleia de Delegadas e Delegados para a conclusão do processo eleitoral para o Conselho Federal de Psicologia (CFP). As delegadas regionais, por meio de eleição, escolhem como vencedora a categoria na categoria 21 “Frente em Defesa da Psicologia Brasileira”, realizada no período de 23 a 27/08 deste ano.
A Assembleia de Delegadas Regionais foi realizada em observância ao Artigo 21 da Lei Federal nº 5.766/71, segundo a qual compete à Assembleia eleger os membros do Conselho Federal e respectivos suplentes, em sessão que deve ser realizada entre 30 e 45 dias da expiração do atual mandatório.
Presidiram a mesa da Assembleia de Delegadas a conselheira presidente do CFP, Ana Sandra Fernandes, e a presidente da Comissão Eleitoral Especial, Iolete Ribeiro da Silva.
Ao dar início aos trabalhos da sessão, o presidente do CFP fez um importante resgate histórico da construção e opção democrática, feita há duas décadas pelo Sistema Conselhos de Psicologia, pela realização da Consulta Nacional, bem como o resgate da sua hígida legalidade.
Há 20 anos, o CFP deflagra o processo eleitoral em período eleitoral concomitante às eleições dos Conselhos Regionais, pautado nos mesmos princípios de publicidade, transparência e isonomia.
O objetivo é operacionalizar conforme as condições de convocação, elegibilidade, desimpedimentos e campanha, realizando também uma consulta à categoria de psicóloga. Dessa forma, é possível “estabelecer uma baliza de maior intensidade democrática para a eleição a ser realizada Assembleia de Delegadas e Delegados, que é o motivo de estarmos reunidos aqui hoje”, explicou a Ana Sandra.
Em seguida, a presidente do CFP a palavra à presidente da Comissão Eleitoral Especial (CEE), Iolete Ribeiro da Silva, que apresentou os resultados da Consulta Nacional 2022, orientou como proceder à votação por meio do sistema de tokens e revelou o resultado final da escolha da maioria das delegadas: a Chapa 21 – Frente em Defesa da Psicologia Brasileira.
Para o pleito foi homologada a inscrição de 2 (duas) chapas concorrentes: a Chapa 21 – Frente em Defesa da Psicologia Brasileira (vencedora da consulta à categoria) e a Chapa 22 – Toda Psicologia: Ética, Plural e Democrática.