A Subsede Serra promoveu diversas atividades alusivas à luta antimanicomial no último final de semana. Na sexta-feira, 16/05, a colaboradora da Subsede, Fernanda Facchin Fioravanzo, e o médico e poeta Marco de Menezes falaram sobre Mídia e Violências de Estado em Roda de Conversa realizada na Do Arco da Velha Livraria e Café (R. Dr Montaury, 1570) em Caxias do Sul. Para os debatedores, a mídia é muitas vezes reprodutora de violência e as repercussões disso na sociedade, além de provocar a reflexão sobre as violências diárias em nossas relações sociais. Questões relacionadas ao sistema prisional, estado democrático e violências institucionais foram discutidas na Roda.
No domingo, 18/05, a atividade “Loucura, Teatro e Literatura” realizada no Zarabatana Café, em Caxias do Sul, promoveu o debate sobre o movimento da luta antimanicomial. A conselheira Tatiane Baggio falou sobre a importância do movimento e convidou os presentes a integrarem os debates do CRPRS participando das atividades na sede e subsede. Logo após, o ator e músico Gutto Basso realizou esquetes, convidando os presentes a vivenciar e refletir sobre a forma de tratamento imposta nas instituições aos usuários com transtornos mentais, o que mudou e o que podemos avançar nas propostas de tratamento em liberdade e na rede de atenção psicossocial.
Em Vacaria, uma Roda de Conversa abordou o tema redução de danos e saúde mental do trabalhador, contextualizando com as dificuldades e realidade dos trabalhadores da região. A atividade foi realizada no sábado, 17/05, na sede da Associação dos Municípios dos Campos de Cima da Serra – AMUCSER e contou com a participação do conselheiro Eduardo Hoffmann, da colaboradora da Subsede Sera, Daiane Carbonera, e do psicólogo Daniel Araújo.
Confira as matérias sobre as outras atividades alusivas ao Dia da Luta Antimanicomial e as fotos em www.crprs.org.br/antimanicomial