Na próxima semana, o CRPRS promove, na sede do Conselho em Porto Alegre (Av. Protásio Alves, 2854 - 4º andar), atividades pelo Dia do/a Psicólogo/a, problematizando aspectos éticos e formas de cuidado do fazer psi. As atividades objetivam ampliar as discussões sobre temas que são importantes para a prática profissional, proporcionando, assim, a aproximação do Conselho com a categoria. Inscreva-se aqui.
Na quarta-feira, 26/08, às 19h, será realizada a atividade #meufazerpsi – Entre a ética e a liberdade, debate sobre avaliação psicológica e relações com a justiça. Adriana Eiko Matsumoto, doutora em Psicologia Social e professora na UFF/RJ e Ana Luiza de Souza Castro, mestre em Psicologia Social, psicóloga do Tribunal de Justiça do RS são as convidadas.
Na quinta-feira, 27/08, às 14h45, haverá exibição seguida de debate do filme “Dromedário no Asfalto”. O debate contará com a presença do diretor do filme, Gilson Vargas, do ator Marcos Contreras e do psicólogo Luis Artur Costa, que atua nas áreas da Psicologia, Filosofia e Artes. O filme, que está em cartaz nos cinemas, narra a trajetória de um homem que, determinado em conhecer a identidade de seu pai, resolve partir em uma jornada de autoconhecimento.
Nesse mesmo dia, a partir das 19h, a atividade #meufazerpsi – Entre o compartilhar e o cuidado. Será um debate sobre psicoterapia e relações raciais, com a participação das psicólogas Silvia Ramão, mestre em Ciências da Saúde, com ênfase em Saúde Coletiva, e de Silvia Edith Duarte Marques, que atua na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Clínica e Social.
As Subsedes Centro-Oeste, Serra e Sul também terão atividades pelo Dia do/a Psicólogo/a. Acesse www.crprs.org.br/diapsi2015 e saiba mais.
Confira programação completa das atividades em Porto Alegre
26/08, quarta-feira
19h – #meufazerpsi – Entre a ética e a liberdade
Mesa sobre Avaliação Psicológica e Relações com a Justiça
– Adriana Eiko Matsumoto
Doutora em Psicologia Social pela PUC/SP, mestre em psicologia da educação pela PUC/SP. É professora da UFF/RJ. Tem experiência na área da Psicologia na Interface com a Justiça e Criminologia. Conselheira vice-presidente do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo.
– Ana Luiza de Souza Castro
Mestre em Psicologia Social pela PUC/RS. É psicóloga do Tribunal de Justiça do RS. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Jurídica.
27/08, quinta-feira
14h45 – Exibição do filme “Dromedário no Asfalto”
Depois de perder a mãe, Pedro se sente devastado e determinado a conhecer a identidade de seu pai. A única informação que ele tem é que o homem partiu para o Uruguai para viver recluso. Assim, resolve ele mesmo partir em uma jornada de autoconhecimento, caminhando por cidades do Brasil, até cruzar a fronteira do país vizinho, Uruguai, a fim de encontrar a pessoa que lhe deu os traços marcantes de uma mente reflexiva e emotiva. Mais informações em www.dromedarionoasfalto.com.br.
16h30 – Debate sobre o filme
– Gilson Vargas, cineasta, diretor do filme “Dromedário no Asfalto”.
– Marcos Contreras, ator do filme “Dromedário no Asfalto”.
– Luis Artur Costa, docente no curso de Psicologia e no programa de pós-graduação em Psicologia Social e Institucional da UFRGS. Atua nas áreas da Psicologia, Filosofia e Artes.
17h30 – Lançamento do novo site do CRPRS e da revista científica do CRPRS - Contextos Psi
18h – Intervalo
19h –#meufazerpsi – Entre o compartilhar e o cuidado
Mesa sobre Psicoterapia e Relações Raciais
– Silvia Ramão
Mestre em Ciências da Saúde pela Unisinos, ênfase Saúde Coletiva. É funcionária do Grupo Hospitalar Conceição, onde trabalha na Unidade Básica de Saúde do Serviço de Saúde Comunitária do Grupo.Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Clínica, Psicologia Social e Comunitária
– Silvia Edith Duarte Marques
Psicóloga. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Clínica e Social. É coordenadora da Área Técnica à Saúde Integral de Criança e de Adolescente da Secretaria Municipal de Porto Alegre (SMS/POA). Foi a primeira Coordenadora da Política de Saúde da População Negra da SMS/POA e atuou na Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.