O CRPRS está engajado no movimento Pró-Conferência Nacional de comunicação. Nesta sexta-feira, dia 17 de outubro, das 11h às 13h, no Largo Glênio Peres (Centro de Porto Alegre), será realizado o Ato público em prol da Semana pela Democratização da Comunicação. Participe!
A psicologia vem demonstrando crescente interesse pelo conjunto de temas e ações ligadas á Comunicação, especialmente no que tange à formulação de propostas que permitam interferir na produção do conteúdo e na leitura crítica da mídia. Essa questão tem mobilizado os psicólogos à uma participação mais efetiva junto às campanhas em favor da Ética na TV, à implantação da Classificação Indicativa, bem como uma grande preocupação com o a violação do Estatuto da Criança e do Adolescente, especialmente quando se entende que o assédio, através das propagandas e merchandising em programas, busca promover a adoção de posturas consumistas, interferindo negativamente no cotidiano familiar e educacional deste público.
Devido à complexidade e à pertinência deste tema, desde 1992 o Conselho Federal de Psicologia integra a executiva do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), que defende a realização de uma Conferência Nacional de Comunicação Social.
Em consonância com esta perspectiva nacional, o Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul tem participado ativamente desta construção no Estado. Articulado ao Comitê Gaúcho pela Democratização dos Meios de Comunicação, o CRPRS tem participado dos eventos nos quais são discutidos diversos temas ligados à Comunicação Social, como a criminalização dos Movimentos Sociais, o Controle Social sobre a Imagem da Mulher na Mídia, a criação da TV Brasil, o Poder da Mídia na construção da subjetividade etc.
Com vistas a aprofundar, qualificar e ampliar ainda mais esta discussão, mobilizando a sociedade gaúcha para a importância do tema da comunicação social, em julho de 2008, o CRPRS, aliado a outras 16 entidades, constituiu uma Comissão Estadual Pró-Conferência Nacional de Comunicação. Comissão tem se reunido, quinzenalmente, para definir as estratégias de ações a serem realizadas no estado.
Dentre as ações da Comissão está a coleta de assinaturas reivindicando a imediata instalação de um GT executivo, que organize a Conferência Nacional de Comunicação Social, e a realização de um Seminário Estadual Pró-Conferência, marcado para o dia 22 de novembro, na Assembléia Legislativa do Estado.
No Seminário Estadual serão realizadas três mesas-redondas sobre os seguinte temas: Convergência; Reestruturação do Sistema e Marco Regulatório; Conteúdo Cidadão. Para garantir maior participação de representantes do interior do Estado, estão sendo realizados eventos preparatórios em três cidades - Pelotas, Caxias do Sul e Santa Maria, além de Porto Alegre - para mobilização local. Nestes eventos é comunicado que serão disponibilizadas vans para o deslocamento de interessados em participar do Seminário Estadual.
A Comissão Estadual Pró-Conferência Nacional de Comunicação é composta pelas seguintes entidades: CRPRS, FNDC/RS, OAB/RS, COMDIM, CUT/RS, Sintel/RS, Sindicato dos Jornalistas/RS, TV POA - Canal Comunitário, Jornal Comunitário Boca de Rua, Sindicato dos Psicólogos/RS, Conrad/AMARC, Federação da Alimentação/RS, FENAJ, Abraço e Ética na TV, mas, permanece aberta a novas adesões.
Agende-se!
Seminário Estadual Pró-Conferência Nacional de Comunicação: Convergência; Reestruturação do Sistema e Marco Regulatório; Conteúdo Cidadão
22 de novembro - sábado - das 9h às 18h
Palestrantes a confirmar
Eventos de mobilização para o seminário:
Caxias do Sul - 21 de outubro - terça-feira - às 19h
Local: UCS - Auditório do Bloco 46
Palestrantes: Margarete Martta (psicóloga) e Claudia Cardoso (Ética na TV)
Santa Maria - 01 de novembro - sábado - às 9h
Local: Hotel Morotin - Rua Angelo Uglione, 1629
Palestrantes a confirmar