Na quarta-feira, 08/04, o Conselho Federal de Psicologia promoveu o debate online ao vivo “Coronavírus: Atuação da Psicologia em emergências e desastres”. Mediado pela presidente do CFP, Ana Sandra Fernandes, o debate teve o objetivo de reforçar a importância da atuação da Psicologia em todos os contextos diante da complexidade que vivemos com a pandemia do Covid-19. “A Psicologia tem um papel importante no enfrentamento de situações de crise na sociedade. A pandemia do coronavírus exige uma atuação por parte das/os psicólogas/os que seja rápida, efetiva e resolutiva”, explicou Ana Sandra.
A presidente do CFP destacou o papel orientador do Sistema Conselhos neste momento, promovendo estratégias para o acolhimento de pessoas afetadas e contribuindo com as políticas públicas. Em seu site, o CFP tem uma página especial sobre o tema Emergências e Desastres e, em breve, lançará referências técnicas sobre o tema.
O debate online contou com a participação das psicólogas Maria da Conceição Correia Pereira, professora do Instituto Tecnológico de Aeronáutica e da UNINASSAU de Recife, grupo de pesquisas trauma e luto; Ionara Vieira Moura Rabelo, que atua na Secretaria de Saúde de Goiânia, doutora com experiência em Gestão Integral de Riscos e Desastres; e Débora Noal, doutora e pesquisadora Saúde Mental e Apoio Psicossocial em desastres e epidemias da FIOCRUZ.
Assista ao debate na íntegra: