Com o novo auditório e as demais dependências da sede do Conselho Regional de Psicologia lotados, muitos cumprimentos, reencontros e bastante emoção marcaram a comemoração dos 35 Anos do Conselho e do Dia do Psicólogo, na noite de quinta-feira, 27 de agosto, em Porto Alegre. Além da inauguração do moderno auditório no quarto andar da sede, com capacidade para 90 pessoas, a solenidade também reservou espaço para uma homenagem aos funcionários do CRPRS e, em especial, ao lançamento do Prêmio Cultural Claudinho Gomes. (Veja o Regulamento no final da matéria)
Nas paredes do auditório, o público pode admirar uma parte das obras de Claudinho – um usuário do sistema de saúde mental que só ao ser integrado a um modelo de tratamento que privilegia a autonomia e a participação social, pode revelar todo seu grande talento artístico. Em sua fala de apresentação, a vice-presidente do Conselho, Fátima Fischer, representando a Gestão Plural Psi, destacou que o caso deste portador de sofrimento psíquico e artista, falecido precocemente, é também um exemplo. “Ele mostra que a intervenção psicossocial deve incidir sobre a subjetividade cidadã, tirando o indíviduo do lugar de tutelado para o de protagonista de direitos”.
Dia do Psicólogo e 35 Anos do CRPRS
Na apresentação geral, a lembrança de que a profissão de psicólogo foi regulamentada em 27 de agosto de 1962, através da Lei 4.119/62, e a partir de então passou a ser comemorado como o Dia do Psicólogo. Já em 1971, a Lei 5.766 disciplinou a criação do Conselho Federal e dos Conselhos Regionais de Psicologia. O CRP 07, instalado em agosto de 1974, originalmente englobava em sua jurisdição também os estados do PR e SC, além do Rio Grande do Sul.
Mesa
Compuseram a mesa da solenidade, além de Fátima, o psicólogo Marcos Ratinecas, representando o CFP; a psicóloga Iara de Lurdes Camaratta Anton, presidente da Sociedade de Psicologia do RS; o psicólogo Roger Leal Soares, do Sindicato dos Psicólogos do RS; a psicóloga Neuza Guareschi, presidente da Associação Nacional de Programas de Pós-Gradução em Psicologia e representante da Gestão Prapsis; e ainda a psicóloga Loiva Leite, coordenadora da Pensão Nova Vida, de Porto Alegre, onde Claudinho pode afirmar sua autonomia e revelar todo seu talento. As palavras de Loiva, recordando o período de passagem do artista pela Nova Vida, foram um dos momentos mais emocionantes da comemoração.
Além dos mais de 100 psicólogos presentes e de representantes de várias outros setores sociais, também prestigiaram o evento o diretor do Conselho Regional de Contabilidade/RS, Pedro Gabriel; o advogado Julio César Caspani, representando a OAB; a diretora do Conselho Regional de Farmácia, Carmem Pilla; e ainda a secretária de Educação e Cultura de Tapes, Vera Cielo – cidade onde o artista, natural de Arambaré, também morou.
Música
A abertura do evento e o encerramento ficaram por conta do Quarteto de Cordas da OSPA, que executou o Hino Nacional, o Hino Riograndense e vários clássicos instrumentais da música brasileira. Após o coquetel de confraternização, houve um show popular a cargo do cantor, violonista e compositor Alexandre Knore (também psicólogo), que colocou muita gente a dançar.
Entre os mais animados, estavam os convidados muito especiais Suzana Bernhardt, Sandra Mara Lopes da Silva, Solange Gonçalves Luciano - todos ex-pacientes e contemporâneos de Claudinho Gomes na Pensão Nova Vida.
Funcionários
Os funcionários do Conselho ficaram surpresos ao serem lembrados pelos conselheiros, nos 35 Anos do CRPRS: “Hoje queremos também homenagear aqueles que, através de seu trabalho, fazem parte desta história”, disse a psicóloga Paula Guntzel, que fez a apresentação do evento. Foi convidada para ir à frente do palco a funcionária Terezinha Oliveira, com mais de duas décadas de trabalho no Conselho, assim como outros veteranos da casa, como Lucio Garcia, Adriana Burmann e Keli Rossi, e ainda Patrícia Martins e Célia Vit. Estes seis funcionários representaram a homenagem dos conselheiros à todos os demais integrantes da equipe, incluindo os estagiários.
Cumprimentos
Também foram recebidos os cumprimentos, pelo Dia do Psicólogo e pelos 35 Anos do CRPRS, enviados por Fátima Saikoski, presidente do Conselho Regional de Serviço Social; pelo deputado federal Luis Carlos Busato, e pelo deputado estadual Alberto Oliveira.