O episódio 49 do CRPcast já está no ar no YouTube, Spotify e Deezer abordando o tema da avaliação psicológica e seu compromisso com os direitos humanos, especialmente com as relações raciais.
Durante o processo de avaliação, a psicóloga deve basear sua decisão, obrigatoriamente, em métodos, técnicas e instrumentos psicológicos reconhecidos cientificamente. A Resolução do Conselho Federal de Psicologia número 31 de 2022 estabelece diretrizes para a realização de avaliações psicológicas e inclui um capítulo específico sobre justiça e proteção dos direitos humanos nesse contexto.
Participam da roda de conversa desse episódio a psicóloga Helena Santos Guido, que te, especialização em Neuropsicologia e Terapia Cognitivo-Comportamental e desenvolve atividades relacionadas à formação de professores, orientação parental e psicologia escolar, e a psicóloga Rosiane Martins de Souza Teodoro, especialista na área de educação especial, avaliação psicológica e mestranda em Educação no Ensino Superior e é membro da Plenária de Mulheres Negras do norte do Paraná e colaboradora do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros da Universidade Estadual de Londrina.
Para mediar a roda, contamos com a colaboração da conselheira Daiana Meregalli Schütz, presidenta das Comissões de Avaliação Psicológica e de Ética do Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul. Daiana é doutora e mestra em Psicologia, especialista em Psicologia Clínica, Avaliação Psicológica e Psicologia Jurídica.