Na sexta-feira, 23/02, e no sábado, 24/02, o CRPRS promoveu mais uma edição da Gira Psi, desta vez em Cachoeira do Sul. A iniciativa organizada pelo Conselho marca os 50 anos de criação do Conselho Regional de Psicologia no estado do Rio Grande do Sul. Ao longo de 2024, as Giras Psis irão promover ações de orientação, com pautas técnicas e transversais, fiscalização e incentivo à confecção da nova Carteira de Identidade Profissional (CIP) em diferentes regiões.
“A Gira Psi em Cachoeira reafirmou a importância de estarmos no território junto com a categoria profissional. As oficinas, além de proporcionarem orientações sobre a prática profissional, têm se constituído como um grande instrumento de escuta dos anseios, das demandas, das dúvidas de psicólogas e psicólogos. Em um processo de vir-a-ser, cada Gira Psi, cada oficina tem a potência de instrumentalizar a gestão do Conselho no acolhimento e atendimento aos mais de 30 mil profissionais de Psicologia do Rio Grande do Sul”, avaliou a conselheira presidenta do CRPRS, Míriam Cristiane Alves.
Realizada no campus da UFSM em Cachoeira do Sul, a Gira Psi iniciou na manhã de 23/02 com a oficina “Psicologia nas Políticas Públicas de Saúde, Educação e Assistência Social: possibilidades no território”, voltada a gestoras/es municipais e trabalhadoras/es das Políticas Públicas, em que foram compartilhadas orientações a partir de Referências Técnicas para atuação de psicólogas/os no SUS, no SUAS, no campo das emergências e desastres, bem como sobre a implementação da Lei nº 13.935/2019, que assegura o atendimento psicológico e socioassistencial a estudantes da rede pública de educação básica.
À tarde, na oficina “Rede de Atenção Psicossocial e o papel dos CAPS”, psicólogas/os compartilharam experiências sobre a prática profissional no contexto da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), tendo como foco o papel dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). Já a oficina “Fazeres da Psicologia na garantia dos Direitos Humanos: orientações éticas” orientou profissionais quanto à garantia dos direitos humanos na prática profissional, destacando Resoluções e Notas Técnicas do CFP.
Ainda no primeiro dia, a oficina “Ecologias, segregação socioespacial e práticas profissionais da Psicologia em contextos de Emergências e Desastres” reuniu psicólogas/os e estudantes de Psicologia para conversação sobre a atuação humana, social e política, nos diferentes usos e manejos dos recursos ambientais e sobre a atuação no contexto de emergências e desastres. E a Oficina de documentos psicológicos orientou a categoria quanto à produção de Laudos Psicológicos, conforme a Resolução CFP nº 06/2019.
No sábado, 24/02, foi realizado o ciclo de debates “A Branquitude e o Racismo têm dessas coisas”, abordando questões sobre relações raciais, raça, racismo e branquitude, com enfoque para o papel das pessoas brancas no enfrentamento ao racismo, a partir das Referências Técnicas e Resoluções para atuação de profissionais da Psicologia.
A psicóloga Letícia da Silva Ventura, que esteve no evento em Cachoeira do Sul, ressaltou a importância de participar dessa iniciativa do CRP. “É uma satisfação receber o Conselho pertinho da gente para discutir políticas públicas e práticas de nosso trabalho. Vale muito a pena participar!”. Da mesma forma, o psicólogo Maurício Pessoa Dutra considerou um privilégio poder “compartilhar vivencias e aprender um pouco mais”.
Além de psicólogas/os, a Gira Psi contou com a presença de profissionais do Serviço Social. Fabiana Stedile, assistente social, ressaltou a importância do evento para fortalecer o trabalho interdisciplinar: “não consigo imaginar o trabalho do assistente social sem as/os profissionais da Psicologia, discutir essa atuação interdisciplinar fortalece nosso trabalho”.
As oficinas foram ministradas pelas conselheiras Míriam Cristiane Alves, presidenta do CRPRS; Maria Luiza Diello, tesoureira do CRPRS e presidenta da Comissão de Descentralização; Camila Dutra dos Santos, presidenta da Comissão de Relações Étnico-Raciais; Samantha Medeiros Ferreira, presidenta da Comissão de Direitos Humanos; e Luciana Fossi, integrante do GT Comunidades Terapêuticas do CRPRS.
No sábado pela manhã, as conselheiras também participaram, direto de Cachoeira do Sul, de reunião plenária extraordinária, no formato on-line, com demais integrantes da Gestão Frente em Defesa da Psicologia RS.
Durante os dois dias de evento, o Setor de Cadastro do CRPRS realizou atendimentos para a coleta da biometria das/os profissionais interessadas/os em obter a nova Carteira de Identificação Profissional (CIP), confeccionada em modelo de cartão, em material plástico, com maior resistência, durabilidade e segurança.
Além disso, a psicóloga fiscal Antonieta Martins Lopes Bridi fez visitas de fiscalização a Pessoas Jurídicas na região e elucidou dúvidas de psicólogas/os sobre o exercício profissional.
A próxima Gira Psi acontece dias 22 e 23/03 em Caxias do Sul. Acompanhe a Gira Psi em crprs.org.br/girapsi e programe-se para os próximos eventos:
Caxias do Sul – 22 e 23/03/2024
Três Passos – 12 e 13/04/2024
Alegrete – 10 e 11/05/2024
Pelotas – 21 e 22/06/2024
Cruz Alta – 12 e 13/07/2024
Passo Fundo – 23 e 24/08/2024
Santa Maria – 27 e 28/09/2024
Santa Cruz do Sul – 25 e 26/10/2024
Lajeado – 08 e 09/11/2024
Lagoa Vermelha / Erechim – 06 e 07/12/2024