Na segunda-feira, 08/08, foi realizado no Plenário da Câmara de Vereadores de Cruz Alta a entrega de Moção de Congratulação em homenagem aos 60 anos da regulamentação Psicologia no Brasil ao Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul. A atividade foi promovida pelo vereador Dr. Paulo Viecilli como forma de reconhecer as/os psicólogas/os que exercem a Psicologia em Cruz Alta.
As psicólogas integrantes do Colegiado Gestor do Polo Cruz Alta, Maria Luiza Diello e Camila Ardenghi de Oliveira, estiveram presentes, representando o CRPRS.
Este reconhecimento teve como objetivo a discussão sobre o papel destas/es profissionais que mais do que nunca tem sido essenciais para o desenvolvimento humano e social. O Conselho Regional de Psicologia do RS vem investindo intensamente no processo de descentralização, por meio das Subsedes e Polos. Assim, um coletivo de profissionais de Psicologia se organizou e garantiu a constituição, a partir de 2019, do Polo Cruz Alta, consolidando esse importante espaço de trocas, articulações e luta para a categoria na cidade.
No evento na Câmara, Maria Luiza Diello destacou os movimentos e deslocamentos no fazer da Psicologia que a consolidaram como ciência e profissão, que aconteceram durante esses 60 anos. “Lutamos pela laicidade no Estado; compomos a democratização do Sistema Conselhos de Psicologia e da sociedade; transformamos o exercício profissional e buscamos acompanhar a vida nos movimentos que lhes são próprios, ampliando nosso trabalho - antes centrado na área da Psicologia Clínica – para compor lutas fundamentais nos campos dos direitos e da diversidade humana, das políticas públicas e sociais e fortalecendo os processos clínicos e psicossociais como campos, não de ajustamento humano, mas de promoção e respeito à vida”.
As integrantes do Polo reafirmaram, ainda, algumas questões fundamentais que estão presentes no cotidiano de luta da categoria, como a efetiva regulamentação e implementação da Lei 13.935, que dispõe sobre a prestação de serviços de Psicologia e de Serviço Social nas redes públicas de educação básica; a aprovação da Jornada de 30 horas para profissionais de Psicologia; a garantia de realização de Concursos Públicos, para provimento do cargo de profissionais de Psicologia; a garantia da instituição do piso salarial para a Psicologia e a busca constante por condições dignas e qualificadas de trabalho. "Seguimos afirmando nosso compromisso profissional ético, estético e político com a vida, respeitando toda a sua pluralidade e diversidade", afirmaram.
Foto: Câmara Municipal de Cruz Alta