Psicólogas/os, junto aos movimentos, aos trabalhadores e trabalhadoras e usuários de serviços de Saúde Mental realizaram em 18/05, Dia da Luta Antimanicomial, a II Caminhada RAPS e a abertura da III Feira RAPS, em Porto Alegre. O CRPRS participou das atividades, na data que marca a luta pela implementação da lei da Reforma Psiquiátrica e pelo cuidado em liberdade.
A Caminhada partiu do Largo Glênio Peres, no Centro Histórico, seguindo pela Av. Borges de Medeiros e finalizando na Praça General Daltro Filho. No local, foi a aberta a III Feira RAPS, com exposição e comercialização de produtos feitos pelos usuários da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) de Porto Alegre.
O CRPRS participou da Caminhada e da roda de conversa sobre a situação atual da Reforma Psiquiátrica. O conselheiro Bruno Graebin de de Farias realizou fala, salientando a importância da atuação contra os retrocessos na implementação da reforma, assim como os eventos alusivos à Luta Antimanicomial, dentre eles o Mental Tchê, que neste ano terá sua 13ª edição em 27/05, em São Lourenço do Sul.
Também realizaram falas Ana Paula de Lima, integrante da Comissão de Saúde Mental do Conselho Municipal de Saúde, Mirtha da Rosa Zenker, coordenadora do Conselho Municipal de Saúde, Miriam Dias, pesquisadora em Saúde Mental, Sara Jane Escouto dos Santos, trabalhadora da Secretaria Municipal de Saúde no setor responsável pela Saúde Mental, Karol Cabral, representando o Fórum Gaúcho de Saúde Mental, e Jussara Giudice, integrante da Comissão de Saúde Mental do Conselho Municipal de Saúde. Na atividade, também foi realizada a apresentação de um depoimento poema da usuária de serviços de saúde mental Solange Gonçalves Luciano, e uma performance com música que incluiu os demais presentes.