O CRPRS participou nesta quarta-feira, 18/05, Dia da Luta Antimanicomial, da I Caminhada RAPS (Rede de Atenção Psicossocial) - Pelo direito ao cuidado em liberdade, integral e em Redes. A atividade organizada pela Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre contou com a participação de mais de 300 pessoas, profissionais, usuários do sistema de saúde e estudantes.
A coordenadora de Saúde Mental da SMS, Loiva dos Santos Leite, explica que a iniciativa da caminhada partiu dos próprios usuários, com o objetivo de dar visibilidade à luta antimanicomial, principalmente diante do atual cenário, com ameaças de retrocessos às conquistas da Reforma Psiquiátrica no estado e no país. “Precisamos sempre reafirmar as diretrizes da Reforma , buscando a sua consolidação. Além do envolvimento dos profissionais, é fundamental o protagonismo dos usuários nesse processo, pois ainda existem muitas resistências”, destacou Loiva
A I Caminhada RAPS partiu do Largo Glênio Peres às 9h, seguindo até a Esquina Democrática (Av. Borges de Medeiros com Rua da Praia), onde o Grupo de Teatro Povo da Rua apresentou cena do espetáculo de rua "Os Dez Mandamentos da Capital". Na performance, uma mulher, com a proposta de construir uma cidade utópica em que todos teriam direito a moradia, alimentação e lazer sem exploração e hierarquia, é julgada após ser traída pelo seu bando e condenada à prisão por ser considerada insana. Após a apresentação, a caminhada seguiu rumo à praça Professor Saints-Pastous, ao lado da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre (Av. João Pessoa, 325), local da II Feira RAPS.
Oficinas, apresentações culturais, exposição e comercialização de produtos de Oficinas Terapêuticas e de Geração de Renda de usuários dos serviços de saúde do SUS marcam a programação da II Feira RAPS.
O CRPRS luta contra os retrocessos na política de saúde mental e pelo fim dos manicômios. Defende a construção de uma rede de cuidado que promova, sobretudo, a cidadania. Confira outras atividades promovidas pelo Conselho pelo Dia da Luta Antimanicomial em crprs.org.br/antimanicomial.