O Conselho Federal de Psicologia (CFP) iniciou em dezembro a “Campanha de Combate ao Preconceito contra a Usuária e o Usuário da Assistência Social”. A partir de um vídeo com depoimentos de 12 pessoas sobre a importância do Sistema Único de Assistência Social (Suas), a ação foi construída em parceria com o Fórum Nacional de Usuárias e Usuários da Assistência Social (FNUSUAS) e lançado durante a XI Conferência Nacional de Assistência Social, realizada em Brasília.
O vídeo tem como objetivo valorizar a vida das pessoas que acessam os benefícios, programas e serviços da assistência social no país e debater o preconceito contra as/os usuários, que muitas vezes são responsabilizadas/os pela situação de pobreza e acusadas/os de provocarem sua própria vulnerabilidade. “A campanha foi construída a partir do princípio de unidade que orienta nossas ações”, explica a conselheira Fabiana Itaci, representante da Comissão Executiva da Psicologia na Assistência Social (Conpas).
Com o slogan “O Suas é meu, o Suas é seu, o Suas é de quem tem direito”, também foram produzidos cartazes e folhetos que serão distribuídos em todos os equipamentos de atendimento do sistema no país. De acordo com Itaci, a campanha só se tornou possível a partir de parceria entre psicólogas e psicólogos, trabalhadoras e trabalhadores e usuárias e usuários do Suas.
Fonte: CFP