Na terça-feira, 21/11, às 19h, o CRPRS promove a atividade on-line “Cannabis Terapêutica: O que a Psicologia tem a ver com isso” para apresentar o trabalho do GT Canábico do CRPRS para outros Conselhos Regionais de Psicologia que também abordam a pauta da cannabis terapêutica e conversar sobre os atravessamentos da Psicologia nesse tema. O link do Zoom será disponibilizado por e-mail às/aos participantes inscritas/os.
As vagas para participar pelo Zoom estão esgotadas. Haverá transmissão ao vivo pelo Canal do CRPRS no Youtube, em youtube.com/crprs, sem emissão de certificado.
A atividade, aberta a psicólogas/os, estudantes e sociedade em geral, contará com a participação de representantes dos Conselhos Regionais do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro e Minas Gerais. A mediação será feita pelo conselheiro do CRPRS Diego Gonçalo Moraes Gomes (CRP 07/21842) e pela conselheira tesoureira do CRPRS, Maria Luiza Diello (CRP 07/08488).
Confira convidadas/os confirmadas/os:
Anderson Matos (CRP 04/10.829)
CRP Minas Gerais
Mestre em Psicologia (UFMG), conselheiro e coordenador da Comissão de Orientação em Psicologia e Tratamento com Cannabis Terapêutica do CRP-MG. Psicólogo da Associação Brasileira de Pacientes de Cannabis Medicinal (AMA+ME).
Fábio José Orsini Lopes (CRP 08/09877)
CRP Paraná
Professor do Departamento de Psicologia da Universidade Estadual de Maringá (UEM-PR), conselheiro titular do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas do Paraná (CONESD-PR), conselheiro do CRP-PR, membro do GT Psicologia, Cannabis e Psicodélicos do Conselho Federal de Psicologia.
Marcia Rosane Bezerra Martins (CRP 05/66217)
CRP Rio de Janeiro
Psicóloga clínica de abordagem psicanalítica, integrante do GT Maconha e Psicodélicos do CRP-RJ. Trabalha com a perspectiva de redução de danos em sua prática.
GT Canábico do CRPRS
O CRPRS – numa articulação da Comissão de Descentralização e das Comissões Gestoras das Subsedes Centro-Oeste, Serra e Sul – criou, por meio da Portaria nº 30/2023, de 10 de abril de 2023, o GT – Grupo de Trabalho Canábico. O GT tem como objetivo articular uma conversação sobre uso e democratização do acesso à Cannabis Medicinal, visando à formação e à orientação dirigida à categoria e à sociedade.
A cannabis é uma planta cujo uso medicinal é conhecido há milênios. Ampliar o seu acesso, para a utilização em diversas enfermidades, é uma questão de saúde pública. Para isso, é preciso construir políticas públicas baseadas em pesquisas científicas que comprovem os benefícios da Cannabis Medicinal. “Precisamos mobilizar a sociedade, informando-a desses êxitos e combatendo preconceitos, visto que, no campo da saúde mental, as pesquisas indicam que o canabidiol demonstra potencial terapêutico como antipsicótico, ansiolítico, antidepressivo e em diversas outras condições, assim, vê-se que o sistema canabinoide é um alvo promissor para novas intervenções terapêuticas em psiquiatria”, afirmam as/os integrantes do GT.