O Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COEPEDE), com o apoio da Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e com Altas Habilidades no Rio Grande do Sul - FADERS, realizou nesta quinta-feira, 02/03, e sexta-feira, 03/03, a Capacitação de Conselheiros Estaduais e Muncipais dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Rio Grande do Sul. As palestras abordaram desde a evolução das Políticas Públicas de Direitos Humanos até estratégias de mobilização da sociedade para implementação de decisões que beneficiem pessoas com deficiência.
A conselheira Mariane Teixeira Netto Rodrigues, uma das representantes do Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul (CRPRS) no COEPEDE, mediou a mesa sobre o Plano Estadual de Políticas e Ações para a Pessoa com Deficiência. Mariane enfatiza a valorização, o apoio e a importância do movimento na preocupação com informações e conhecimento junto ao Conselho.
O debate teve também a participação do presidente da Faders, Roque Bakof, que abordou temas como o Plano Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, incluindo o trabalho desenvolvido pela Fundação no Estado.
O COEPEDE foi criado pela Lei Estadual nº 12.339 de 10 de Outubro de 2005, alterada pela Lei Estadual nº 14.421 de Janeiro de 2014 e é um espaço de controle social de políticas públicas para formular diretrizes direcionadas à pessoa com deficiência no estado, além de zelar pelo cumprimento da legislação e incentivar, promover eventos, estudos e pesquisas na área deste segmento.