Com objetivo de orientar as/os profissionais que atuam no campo da Psicologia Escolar e Educacional, o Núcleo de Educação do CRPRS lança a cartilha “Psicologia na educação: saberes e fazeres”.
A publicação nasceu após as inquietações produzidas pelo fazer cotidiano e pelos desafios enfrentados pelas psicólogas/ os que trabalham no campo da Psicologia Escolar e Educacional.
O Núcleo de Educação do CRPRS espera que o material permita, às/aos colegas que atuam na área, a possibilidade de reflexão e problematização da relevância de ações na Psicologia Escolar e Educacional, para que as/os profissionais possam embasar as práticas no saber técnico e ético, de acordo com o Código de Ética Profissional da/do psicóloga/o. A iniciativa mostra-se também uma forma de valorizar esse campo de saber e de atuação da/do profissional de Psicologia, que pode ser ampliado e fortalecido ainda mais.
Temas como a história da Psicologia e Educação, os saberes e fazeres da Psicologia Escolar/Educacional, a violência e intimidação sistemática (bullying), a saúde do profissional da educação, a sexualidade, diversidade e a inclusão podem ser encontrados na publicação.
O material conta com textos de Elisângela Mara Zanelatto, Simone Fragoso Courel, Mateus Pavei Luciano, Monique Cauduro Doormann, Berenice Moura da Roza, Cristina Mairesse, Alaya Caldas da Silva, Rosana Rossatto, João Luis Almeida Weber, Rosa Veronese, Sonia Rossetti, Mônica Bergozza, Daniela Cifali, Rossana Perinazzo, Ana Emília Costa, Klaus Iglesias Hensel, Mônica Fernanda Neukamp Wille e Helenara Sironi de Moraes.
A cartilha “Psicologia na educação: saberes e fazeres” e outras publicações do CRPRS estão disponíveis em http://crprs.org.br/publicacoes.