Na noite do dia 08/07, a Comissão de Direitos Humanos do CRPRS realizou mais uma reunião do Núcleo de Relações Raciais, na sede do CRPRS, Porto Alegre. No encontro, foi discutida a produção de conhecimento da Psicologia sobre Relações Raciais no Rio Grande do Sul, a partir dos trabalhos inscritos e aprovados para serem apresentados no II Congresso das/os Pesquisadoras/es Negras/os da Região Sul – Copene Sul – em Curitiba, no Paraná. A discussão também serviu para psicólogas negras comentarem situações de racismo vividas, como o racismo institucional.
O encontro teve a participação de Miriam Cristiane Alves, integrante da Comissão Científica da Psicologia e Relações Raciais do Copene Sul. Em 2015, ocorrem a 8ª edição nacional do congresso, iniciado em 2008, e a 3ª edição da região Sul. Miriam lembrou que, na edição regional, apenas desde 2014 a relação da Psicologia e as Relações Raciais foi incluído entre os eixos. A psicóloga problematizou de que maneira o conceito de racismo foi construído para que pudesse viabilizar a escravização – sobre a ideia de não humanidade das pessoas negras – e propôs pensar como a Psicologia pode desconstruir “essa representação negativa de tudo que vem da África”.
Eliana Xavier, coordenadora do Núcleo de Relações Raciais do Conselho, também participou do encontro. Ela, junto de Miriam Alves e das demais participantes, destacou a importância de se dar visibilidade aos trabalhos acadêmicos feitos por pessoas negras. Nesse sentido, a professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Raquel da Silva Silveira complementou a fala, destacando a importância de se lutar pela indexação de um Qualis mais elevado para as publicações acadêmicas das pessoas negras. O Qualis é um levantamento realizado pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) com o intuito de mensurar a qualidade da produção científica dos programas de pós-graduação.
A colaboradora do núcleo Maria Luísa Pereira de Oliveira propôs pensar como o campo da Psicologia e das Relações Raciais se coloca em relação a outras formas do conhecimento legitimadas e constituídas, como o Direito.
Também participaram da reunião a presidente da Comissão de Direitos Humanos, Caroline Martini Kraid Pereira; as conselheiras do CRPRS Ana Paula Ferraz e Renata Kroef; a psicóloga fiscal do Conselho Lúcia Cogo; além de colaboradoras do Núcleo de Relações Raciais e estudantes de Psicologia da UFRGS.
II Copene Sul
O II Copene Sul será realizado em Curitiba, de 21 a 24 de julho, no Campus Reitoria da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e terá como tema central “Saberes Negros do Sul do Brasil; Pensamento Afro-brasileiro; Pensamento Africano e da Diáspora".
O congresso tem como objetivo promover o intercâmbio científico e tecnológico de pesquisadores/as negros/as e da temática negra da Região Sul do Brasil, com pesquisadores/as de referência nacional e internacional, com os detentores/as de conhecimentos tradicionais e integrantes de movimentos sociais. A programação inclui conferências, mesas-redondas, minicursos, workshops de pesquisa e, entre outros, 17 Grupos de Trabalho (GTs) voltados para o debate de pesquisas ligadas ao tema e à troca de conhecimento entre pesquisadores/as negros/as e não negros/as de diferentes áreas do saber.
A coordenadora do Núcleo de Relações Raciais, colaboradora Eliana Xavier, e a conselheira Zuleika Gonzales, integrante do Grupo de Trabalho de Relações Raciais do Conselho Federal de Psicologia, participam do II Copene Sul representando o CRPRS. Elas irão apresentar o trabalho "Ações e reverber-ações: a trajetória da discussão do racismo no Conselho Regional de Psicologia do RS".