O Conselho Federal de Psicologia (CFP) realizará, nesta quarta-feira, 29/04, a partir das 17h, um bate papo sobre o crescimento da violência contra as mulheres durante a pandemia da Covid-19, e de que maneira a Psicologia pode fazer enfrentamento ao problema.
Com o tema “A pandemia dentro da pandemia: violência contra mulheres em tempo de COVID-19 e as contribuições da Psicologia”, a live será mediada pela presidente do CFP, Ana Sandra Fernandes; com participação da conselheira do CFP e representante no Conselho Nacional dos Direitos da Mulher, Alessandra Almeida; da psicóloga clínica, com foco em violência intrafamiliar, Iramaia Gallerani; e da Psicóloga clínica que atua na Política de Enfrentamento à Violência Doméstica contra Mulheres desde 2010, Maísa Guimarães.
De acordo com a ONU Mulheres, as agressões tendem a crescer nos momentos de quarentena, uma vez que as vítimas se veem obrigadas a cumprir o isolamento junto com seus agressores, aumentando os riscos das tensões e violências em âmbito doméstico. Além disso, essas mulheres podem enfrentar obstáculos adicionais para fugir das agressões ou acessar serviços de proteção.
Desta forma, o CFP compreende que está entre as atribuições da Psicologia não apenas promover a saúde e a qualidade de vida das pessoas e das coletividades, mas também contribuir para a eliminação de todas as formas de discriminação, violência, crueldade, negligência e opressão – zelando ainda pela garantia de condições de dignidade a todas as pessoas.
A live dará continuidade às discussões realizadas pelo CFP que visam problematizar os desafios decorrentes da pandemia na tentativa de construir soluções de forma colaborativa às dificuldades encontradas por psicólogas e psicólogos em sua rotina de trabalho. O Sistema Conselhos de Psicologia tem reforçado seu papel de orientar e promover estratégias de atuação diante dessas situações.
Conheça as participantes:
Ana Sandra Fernandes
Atual presidente do CFP, foi vice-presidente do Conselho na gestão 2016/2019. É psicóloga clínica e professora do curso de Psicologia do Unipê.
Alessandra Almeida
Com formação em Psicologia Social, é especialista em Psicologia de Trânsito e em Saúde Coletiva. Ex-presidente do CRP-03 (BA), integra o grupo de trabalho de Gênero e Psicologia e representante do CFP no Conselho Nacional dos Direitos da Mulher.
Iramaia Gallerani
Psicóloga com especialização em Saúde Mental e Intervenção Psicológica e pós-graduação em Impactos da Violência na Saúde. Atua como psicóloga clínica, com foco em violência intrafamiliar e como psicóloga assistente técnica no CRP-12 (SC).
Maísa Guimarães
Psicóloga clínica e servidora pública do Governo do Distrito Federal, atua na Política de Enfrentamento a Violência Doméstica contra Mulheres desde 2010.
Fonte: Conselho Federal de Psicologia