O Conselho Federal de Psicologia (CFP) disponibilizou na terça-feira (30/7) para consulta pública uma “Nota técnica sobre processo transexualizador e demais formas de assistência às pessoas trans”. O documento foi encaminhado a psicólogos que atuam na área, Conselhos Regionais de Psicologia (CRPs) e movimentos sociais ligados ao tema.
O objetivo da nota é orientar de forma ética e técnica os psicólogos a respeito do processo transexualizador. As contribuições poderão contemplar avaliações críticas, considerações ou sugestões. É possível, também, utilizar a consulta para apresentar reflexões, abordando o documento na íntegra.
As propostas aprovadas serão incorporadas ao documento final pelo CFP. A nota técnica será divulgada no site da instituição em agosto.
Histórico
Desde 1997, a importância da Psicologia é conhecida no processo transexualizador, conforme explicita a Resolução nº 1.482, do Conselho Federal de Medicina. A norma estabelece que psicólogos façam parte da equipe multidisciplinar necessária ao acompanhamento das pessoas transexuais que busquem serviços de referência.
Em 14 de março deste ano, o CFP, em parceria com os Conselhos Regionais de São Paulo (CRP-06) e do Espírito Santo (CRP-16), realizou o seminário “Identidades Trans e Políticas Públicas de Saúde: Contribuições da Psicologia“.
O debate ocorreu na capital paulista e teve como objetivos fomentar a construção de referências para a prática psicológica para esse público e subsidiar a elaboração da nota técnica, que foi escrita por um grupo de trabalho organizado pelo CFP e aprovada pelo plenário da autarquia.
Fonte: www.cfp.org.br