A prática da Psicologia no âmbito dos Cuidados Paliativos é recente e está em construção concomitante ao desenvolvimento dos próprios cuidados paliativos no Brasil. Pensando nisso, o Comitê de Psicologia da Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP) lança o guia “Recomendações de Competências, Habilidades e Atitudes da/o Psicóloga/o Paliativista”.
Os cuidados paliativos podem ser compreendidos como um campo amplo de atuação, podendo estar presente nos níveis de atenção primária, secundária e terciária, com ações interativas com as mais diversas especialidades profissionais e grupos diagnósticos.
Pensando em dar suporte ao exercício da profissão nesta área, o guia da ANPC visa trabalhar algumas especificidades e elaborar recomendações relacionadas às competências, habilidades e atitudes da(o) psicóloga(o), por ser um exercício profissional complexo e cujo interesse vem crescendo no país.
Elaborado na gestão 2021-2022, o material tem apoio de representantes de entidades como o Conselho Federal de Psicologia (CFP), a Sociedade Brasileira de Psico-Oncologia (SBPO), a Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar (SBPH), a Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP), a Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (ABRALE) e a Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB).
A publicação está disponível neste link.
Fonte: Conselho Federal de Psicologia