O Conselho Federal de Psicologia (CFP), autarquia responsável por orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício da profissão de psicóloga(o) no país, apresenta à categoria e à sociedade o seu Planejamento Estratégico Institucional para o período de 2023 a 2025.
O documento sintetiza um conjunto de objetivos, metas e ações a serem priorizadas e empreendidas pelo XIX Plenário do CFP, destacando a mobilização de recursos que propicie alcançar a visão institucional e as funções precípuas da entidade. Além disso, o documento aborda aspectos relacionados à implementação, ao monitoramento e à avaliação das estratégias definidas.
Para mediar o processo de construção do material, o CFP recorreu à contratação de uma empresa de consultoria especializada, que conduziu os trabalhos a partir de metodologia participativa. Durante a oficina organizada para o planejamento estratégico, entre 17 e 19 de março de 2023, estiveram reunidas/os conselheiras/os, gestoras/es e parte da equipe técnica do Conselho Federal de Psicologia.
A atividade somou-se a uma série de encontros (remotos e presenciais) preliminares e posteriores para que o documento pudesse ser concluído. Com enfoque participativo, a abordagem permitiu a colaboração ativa das/os membros do Conselho Federal no processo de reflexão sobre sua identidade e formulação de suas estratégias.
Dividido em sete partes, o relatório apresenta aspectos relacionados à identidade institucional do CFP (missão, visão, princípios e valores), à análise dos ambientes (externo e interno) e ao delineamento de estratégias – ressaltando ainda as ações, resultados e o acompanhamento do plano.
A íntegra do relatório pode ser acessada neste link.
Fonte: Conselho Federal de Psicologia