O Conselho Federal de Psicologia (CFP) e o Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (CRP-06) fizeram no sábado, 13/08, a entrega simbólica da primeira unidade da nova Carteira de Identificação Profissional da categoria, a CIP.
O documento foi entregue a Mathilde Neder, pioneira da Psicologia e com registro profissional ativo desde 1974, emitido pelo CRP SP. Ao longo de sua trajetória, Mathilde integrou o I Plenário do Conselho Federal de Psicologia (1973-1975) e também a gestão de 1976-1979.
A chegada da nova versão da CIP acontece no ano que marca as seis décadas de regulamentação da Psicologia no Brasil e, portanto, das celebrações a essa trajetória.
A entrega simbólica a Mathilde Neder destaca o reconhecimento às suas contribuições para a constituição desta profissão que hoje já conta com mais de 440 mil psicólogas/os em todo o país.
“A Mathilde é a psicóloga nº 0004 aqui de São Paulo, com uma história belíssima na Psicologia brasileira. É uma mulher que inspira outras mulheres. É uma mulher que me inspira enquanto psicóloga. Então, é uma honra prestar esse reconhecimento a essa grande mulher, entregar a ela o primeiro exemplar da nova Carteira de Identidade Profissional”, disse Ana Sandra Fernandes, presidenta do Conselho Federal de Psicologia.
A presidenta do Conselho Regional de Psicologia de SP, Tatiane Rosa da Silva, também destacou a importância desse reconhecimento. “Sabemos que majoritariamente a categoria no Brasil é constituída e praticada por mulheres engajadas, cuidadosas e apaixonadas pelo trabalho que realizam em nome da nossa profissão, tendo suas vidas dedicadas e empenhadas na contribuição para uma construção coletiva na história da Psicologia, assim como Mathilde Neder fez e ainda faz”, pontuou.
O encontro ressaltou a construção coletiva feita pela Psicologia ao longo dessas seis décadas. Uma Psicologia que tem se construído e reconstruído ancorada no compromisso ético e político de um cuidado integral e de promoção da dignidade humana. “É uma Psicologia feita coletivamente. E que segue em movimento, atenta ao passado para construir o presente e projetar o futuro”, completou a presidenta do Conselho Federal de Psicologia.
“Em meu nome e em nome do CRP SP e do XVI Plenário deste conselho, agradeço ao convite para este encontro incrível, que mantém nossas esperanças fortalecidas e reafirma nosso compromisso ético com a profissão”, reforçou a presidenta do Conselho Regional de Psicologia de SP.
Nova CIP
Bastante aguardada pela categoria, a nova Carteira de Identificação Profissional foi instituída pela Resolução CFP nº 2/2012. A CIP conta com tecnologias que conferem maior praticidade no cotidiano da atuação profissional, com integração a serviços prestados pelos Conselhos Regionais de Psicologia, entre outras facilidades.
O documento começa a ser disponibilizado a psicólogas e psicólogos de todo o país a partir de setembro deste ano, via Conselhos Regionais de Psicologia. Haverá ainda a versão digital da nova carteira, com funcionalidades via aplicativo.
Todas as carteiras serão constituídas com material mais resistente e apresentarão, entre outros elementos, o brasão da República Federativa do Brasil e, também, um conjunto de 16 elementos de segurança, incluindo QR Code – conferindo dispositivos que dificultam eventuais fraudes e facilitando o uso do documento em rotinas da/o psicóloga/o.
Fonte: Conselho Federal de Psicologia.