Embora recente, a Psicologia Ambiental no Brasil tem se mostrado um campo vasto, consistente e repleto de possibilidades quanto à prática profissional. Entretanto, o pouco conhecimento sobre a área representa um desafio que, a partir deste ano, passa a ser enfrentado pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) junto a outras questões igualmente relevantes.
Em novembro de 2021, o plenário da autarquia aprovou a criação do Grupo de Trabalho sobre Psicologia Ambiental, que no mês seguinte já iniciou suas atividades antes mesmo do recesso de final de ano. O coletivo tem, entre outras finalidades, a de chamar a atenção da categoria para o tema e ampliar o debate acerca de questões que impactam na relação pessoa-ambiente.
No intuito de avançar em seu objetivo, o coletivo apresentou uma ampla agenda de atividades para o ano de 2022. Para este primeiro momento, a estratégia inclui desde a realização de diálogos virtuais até a publicação de um catálogo que visa sistematizar as ações de psicólogas/os que trabalham e desenvolvem projetos relacionados ao tema.
A série de lives está prevista para ocorrer até o final do ano. Neste momento, as/os integrantes do GT estão trabalhando na definição de temas, convidadas/os e abordagens. Quanto ao catálogo, o coletivo pretende divulgar o edital de chamamento em breve.
Para ficar por dentro das ações do Grupo de Trabalho sobre Psicologia Ambiental, acompanhe o site e as redes sociais do Conselho Federal de Psicologia.
Composição do GT
Ana Paula Soares da Silva
Conselheira do CFP e integrante do GT de Psicologia Ambiental da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP);
Célia Zenaide
Conselheira do CFP;
Alessandra Almeida
Conselheira do CFP;
Marisa Helena Alves
Conselheira do CFP;
Fernanda Gurgel
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e integrante do GT de Psicologia Ambiental da ANPEPP;
Camila Bolzan
Presidente da Associação Brasileira de Psicologia Ambiental e Relações Pessoa-Ambiente (ABRAPA) e integrante do GT de Psicologia Ambiental da ANPEPP;
Mário da Mata
Vice-presidente da Associação Brasileira de Psicologia Ambiental e Relações Pessoa-Ambiente (ABRAPA);
Gustavo Massola
Vice-coordenador do GT de Psicologia Ambiental da ANPEPP;
Carolina dos Reis
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS);
Raquel Diniz
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e integrante do GT de Psicologia Ambiental da ANPEPP;
Alessandra Bianchi
Coordenadora do GT de Psicologia Ambiental da ANPEPP;
Tadeu Mattos Farias
Integrante do GT de Psicologia Ambiental da ANPEPP;
Zenith Delabrida
Associação Brasileira de Psicoterapia (ABRAP) e integrante do GT de Psicologia Ambiental da ANPEPP.
Fonte: Conselho Federal de Psicologia.