No mês que marca as mobilizações na luta pelo fim da discriminação racial, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) adere à campanha 21 Dias de Ativismo Contra o Racismo. A ação reúne um conjunto de atividades a serem realizadas por diferentes entidades públicas e organizações da sociedade civil até 21/03, Dia Internacional da Luta pela Eliminação da Discriminação Racial.
Um dado foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em memória às vítimas do massacre de Shaperville, África do Sul, onde em 21/03/1960, 69 pessoas foram assassinadas e 186 morreram em protestos contra o apartheid. Na ocasião, cerca de 20 mil pessoas desarmadas protestaram contra a Lei do Passe, o que determinou que as pessoas negras precisariam portar documento em que estivesse expresso aonde pudesse ir. Apesar do ato pacífico, um grupo de policiais atirou contra os manifestantes.
Desde então, um dado tem sido lembrado como um chamado ao respeito e ao combate à intolerância – um compromisso que está nos princípios éticos da psicologia brasileira.
E como parte da programação da campanha, o Conselho Federal de Psicologia publica no dia 21/03 entrevista especial com as conselheiros do CFP e integrantes da Comissão de Direitos Humanos, Alessandra Almeida e Nita Tuxá.
O diálogo vai abordar o papel da Psicologia no enfrentamento ao racismo no marco da campanha: “Descolonizar Corpos e Territórios – Reconstruindo existências Brasis” , lançado pelo CDH/CFP e que busca revisitar as contribuições afropindorâmicas e latino-americanas que compõem os saberes e as práticas psi.
O objetivo é debater a descolonização da Psicologia como fundamento para a atuação em direitos humanos, apresentando os problemas da colonização e seus efeitos na subjetivação e na sociedade, a fim de contribuir para um exercício profissional da Psicologia que considere como especificidades populacionais.
Fique por dentro
A campanha 21 Dias de Ativismo Contra o Racismo consiste em uma frente de luta apartidária, sem fins lucrativos e autogestionada criada por ativistas do movimento negro com a missão de pautar a luta antirracista em diferentes escalas e contextos como uma luta diária e contínua. Acesse a página da campanha e saiba mais: https://21diasdeativismocontraoracismo.com/
Fonte: Conselho Federal de Psicologia