O Conselho Federal de Psicologia (CFP), por meio do Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (Crepop), disponibilizou, na segunda-feira, 26/07, a pesquisa sobre a atuação de psicólogas/os na política pública de prevenção da autolesão e do suicídio, e posvenção, com vistas subsidiar a elaboração de referência técnica para atuação na mesma política.
O novo questionário on-line é a ferramenta utilizada pelo Crepop para coleta de dados durante a etapa quantitativa da investigação da prática profissional. Com abrangência nacional, ele tem como finalidade contemplar os profissionais em uma determinada política, dando oportunidade para contribuírem com o processo de construção da Referência Técnica, nesse caso, sobre Prevenção da Autolesão, do Suicídio e posvenção,
A participação em responder ao questionário on-line é voluntária e consiste em responder aos itens compostos por questões fechadas e abertas que permitam investigar a inserção das/os psicólogas/os nos Serviços que atuam na prevenção da autolesão, do suicídio e posvenção.
Lembramos que todos os dados pessoais ou quaisquer informações que possam gerar identificação não serão disponibilizados em hipótese alguma, assegurando a confidencialidade, o sigilo e a privacidade daquelas/es que fizerem parte da pesquisa.
Coleta pelos CRPs
Além do questionário on-line, também haverá uma etapa de coleta qualitativa nos Conselhos Regionais de Psicologia (CRPs). As/Os profissionais interessadas/os em participar das entrevistas nos CRPs, por videoconferência, devem preencher o formulário até dia 24/09. Esta participação também é voluntária e a realização das entrevistas dependerá da disponibilidade de acordo com a agenda do Crepop no Conselho Regional do Rio Grande do Sul (CRPRS).
Saiba mais sobre o processo de elaboração de referências técnicas do Crepop: Investigação na prática e Metodologia Crepop.
Fonte: Conselho Federal de Psicologia