No mês que marca o Dia Internacional dos Povos Indígenas, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) promove no próximo dia 16/08, às 14h, o lançamento das Referências Técnicas para Atuação de Psicólogas junto aos Povos Indígenas”. A atividade acontece na Universidade de Brasília (UnB), no Centro de Convivência Multicultural dos Povos Indígenas, conhecido como Maloca da UnB.
A publicação foi elaborada com a metodologia do Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (Crepop) para organizar as orientações para a atuação das/os profissionais da Psicologia na área.
As Referências Técnicas para Atuação de Psicólogas junto aos Povos Indígenas tiveram distribuição prévia para o público participante do 8º Congresso Brasileiro de Saúde Mental (CBSM), realizado em julho em São Paulo.
Para o lançamento oficial, no próximo dia 16, na Universidade de Brasília (UnB), será realizada uma mesa de apresentação da obra com a mediação da presidente do CFP e com a participação das/os especialistas que auxiliaram na redação das referências técnicas.
O evento terá transmissão ao vivo pelas redes sociais do Conselho Federal de Psicologia.
Confira a lista de convidadas/os:
• Ana Sandra Fernandes, presidente do Conselho Federal de Psicologia;
• Marisa Helena Alves, conselheira federal do CFP;
• Edilaise Santos (Nita Tuxá), psicóloga;
• Neuza Guareschi, conselheira federal do CFP;
• João Irineu Potiguara, psicólogo;
• Edinaldo Rodrigues Xucuru, psicólogo;
• Eunice Guedes, psicóloga;
• Thaynara Sipredi, Comissão de Direitos Humanos (CDH) do CFP; e
• Vanessa Terena, Articulação Brasileira dos/as Indígenas Psicólogos/as (ABIPSI).
Referências Técnicas
As Referências Técnicas são recursos que o Conselho Federal de Psicologia oferece às/aos psicólogas/os que atuam no âmbito das políticas públicas como instrumento para qualificação e orientação de sua prática profissional.
As obras são elaboradas no âmbito do Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (Crepop). Diversas políticas públicas, serviços, programas e temas transversais já foram focos de pesquisa do Crepop, com a publicação de documentos de referências, além de guias orientadores para gestores e diversos relatórios de pesquisa.
Baixe a publicação em PDF