O Conselho Federal de Psicologia lança nesta segunda-feira, 15 de abril, o site das eleições 2013 www.eleicoespsicologia.cfp.org.br. A página traz informações de todo o processo eleitoral do Sistema Conselhos para deixar você, psicólogos, bem informados sobre como exercer seu direito ao voto e com ele definir as próximas gestões dos CRPs e CFP.
No site é possível entender o processo eleitoral, acessar o regimento e os demais documentos eleitorais e entender como vai funcionar a eleição 2013. A votação, que vai acontecer no dia da psicóloga (o), 27 de agosto, traz uma novidade, o voto online, opção aprovada na Assembleia das Políticas, da Administração e das Finanças (APAF), realizada em dezembro de 2011.
Com a inovação, serão duas modalidades de votação, pela internet e por correspondência. Nas cidades onde os CRPs disponibilizarem à categoria um posto de votação via web – acessível àqueles que não quiserem ou não puderem votar em equipamento próprio -, as (os) psicólogas (os) votarão apenas online. Já nas outras cidades, onde não haverá posto de votação pela internet, os profissionais votarão, obrigatoriamente, por correspondência. A lista das cidades e suas modalidades de votação ficará disponível no site das eleições 2013.
Para que você, psicóloga e psicólogo, esteja apto a votar, é preciso estar em dia com a anuidade do seu Regional. Caso precise negociar algum débito, você tem até o dia da votação para procurar o seu CRP.
Além disso, os dados precisam estar atualizados, por isso, é fundamental que aqueles que ainda não realizaram o recadastramento, acesse cadastro.cfp.org.br e preencha as informações necessárias. A atualização dos dados permite que aqueles que votarão por correspondência receba a carta voto no endereço correto e os que votarão na nova modalidade online precisarão emitir uma senha, via site das eleições, que permite a participação no processo eleitoral. Os dados precisam estar rigorosamente atualizados para que o sistema faça a correta identificação e emissão da senha.
Em breve, será possível simular o seu voto online e treinar para o dia da votação.
Fonte: www.cfp.org.br