O Conselho Federal de Psicologia (CFP) promove, nos dias 17 e 18/11, a Plenária de psicólogas com deficiência: por uma Psicologia anticapacitista que acolha a diversidade que nos une. O encontro reunirá psicólogas/os que integram os Conselhos de Psicologia e colaboradoras/es das gestões do Sistema Conselhos – composto pelo CFP, Regionais e suas Seções. Pelo CRPRS, participam a conselheira tesoureira Maria Luiza Diello e o conselheiro secretário Luís Henrique da Silva Souza.
O evento marca o compromisso da Autarquia na promoção de ações afirmativas inclusivas e reparatórias, conforme previsto pelo programa aprovado no âmbito da Assembleia de Políticas, da Administração e das Finanças (APAF) com a finalidade de combater as violências institucionais e estruturais (no CFP e nos Conselhos Regionais de Psicologia), tais como racismo, sexismo, capacitismo e LGBTQIfobia.
Essa será a quarta e última plenária temática realizada este ano, com foco no reconhecimento e acolhimento das diversidades que compõem a sociedade e que moldaram a atuação do Sistema Conselhos ao longo das décadas.
Ao promover a atividade, o CFP reconhece o protagonismo das pessoas com deficiência ao romper com a ideia do capacitismo, da exclusão, da opressão e da discriminação e reconhece que a Psicologia, como ciência e profissão, tem papel de destaque na luta pela inclusão, equidade, respeito e igualdade de oportunidades.
Confira a programação
Na sexta-feira, 17/11, a partir das 18h, haverá transmissão ao vivo da solenidade de abertura, um importante momento de acolhida e partilha, coordenado pelo representante da Comissão de Direitos Humanos do CFP, Rafael Ribeiro Filho (psicólogo com deficiência visual). Participam também as conselheiras do CFP Ivani Oliveira (vice-presidenta), Célia Mazza (conselheira-tesoureira) e Rosana Éleres.
Também confirmaram presença no primeiro dia de atividades Anna Paula Feminella, secretária Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência, do Ministério dos Direitos Humanos; e a representante do CFP na coordenação adjunta da Comissão Intersetorial de Atenção à Saúde das Pessoas com Deficiência, Marisa Helena Alves.
Para o sábado, 18/11, está prevista a elaboração e entrega de uma Carta de Intenções, construída pelas/os participantes a partir das reflexões realizadas ao longo do dia. O segundo dia não contará com transmissão.
Acompanhe ao vivo a transmissão da mesa de abertura no dia 17, a partir das 18h, no canal do CFP no YouTube.
Fonte: Conselho Federal de Psicologia