Representantes dos setores de tesouraria e contabilidade de todos os Conselhos Regionais de Psicologia (CRPs) do Brasil participaram, na última semana, em Brasília, do Treinamento de Procedimentos
Contábeis e Administrativos do Sistema Conselhos de Psicologia. A coordenadora administrativa, Evelise Campos, e a contadora Aline Martins da Silva participaram do treinamento, representando o CRPRS.
A partir deste ano, pela primeira vez, os Regionais prestarão contas diretamente ao Tribunal de Contas da União (TCU), sem a intermediação do Conselho Federal de Psicologia. “Entendemos ser necessário este encontro entre o corpo técnico dos Conselhos Regionais para adequarmos nossos procedimentos em consonância com as regras atuais do TCU. Estaremos assim, ainda, fechando o ciclo de reformulação do manual de normas e procedimentos administrativos, financeiros e contábeis que data de 2007”, destacou o Conselheiro Tesoureiro do Conselho Federal de Psicologia, Sergio Braghini. A prestação de contas do exercício do ano de 2014 dos CRPs já será entregue diretamente ao órgão de controle de contas da União – até o ano passado, o CFP concentrava o recebimento das prestações dos CRPs e os encaminhava ao TCU.
Como encaminhamento, os Regionais, por intermédio dos seus técnicos, coordenadores e gerentes, encaminharão ao GT Financeiro da Apaf sugestões e propostas no sentido de modernizar e agilizar os procedimentos administrativos do Sistema. O GT está promovendo a reformulação do Manual de Normas e Procedimentos Administrativos e o CRPs poderão fazer contribuições até o dia 15/05 para a atualização do manual.
A abertura do evento aconteceu na quinta, 23/04, com a palestra “Gestão Pública – princípios norteadores”, apresentada pelo auditor Eduardo Dalla Costa Diderot, e contou, na sexta, com palestras de Geovani Ferreira de Oliveira, representante da Diretoria de Normas e Gestão de Contas da Secretaria de Métodos e Suporte ao Controle Externo do Tribunal de Contas da União, do Gerente Administrativo Financeiro do CFP, Gilson de Souza Oliveira, e Rogério Reis, Gerente Contábil da mesma autarquia.
O encontro de contadores e tesoureiros, que aconteceu no dia 23 e 24, foi proposto e aprovado na reunião de tesoureiros da Assembleia de Políticas, da Administração e das Finanças (Apaf).
Informações: www.cfp.org.br