O Conselho Federal de Psicologia (CFP) realizou na quinta-feira, 18/04, em Brasília, um encontro para compartilhar experiências de boas práticas no âmbito do Sistema Conselhos. Foi o I Seminário de Boas Práticas, que reuniu representantes dos 24 Conselhos Regionais de Psicologia de todo o país para palestras, painéis de discussão e troca de saberes sobre governança e procedimentos administrativos, tecnológicos e financeiros. A conselheira tesoureira, Maria Luiza Diello, e a coordenadora geral, Evelise Arispe de Campos, participaram do Seminário representando o CRPRS.
O Seminário abordou os desafios para a estruturação organizacional e funcional do Sistema Conselhos de Psicologia, formado pelo Conselho Federal e pelos 24 Conselhos Regionais, e as oportunidades de aprimoramento, a partir do intercâmbio entre as autarquias.
O presidente do CFP, Pedro Paulo Bicalho, pontua que o processo de gestão nas autarquias federais, como no Sistema Conselhos de Psicologia, precisa ser entendido como um processo de gestão coletiva no qual todas as unidades necessitam trabalhar com integração para aprimorar as entregas para a categoria e sociedade.
“Este encontro do Conselho Federal com os 24 Conselhos Regionais diz respeito ao fato de que é uma tarefa coletiva construir uma boa gestão no que concerne às práticas de governança que fazem com que o atendimento à categoria e à sociedade, com funções expressivas dos Conselhos, seja entregue do melhor modo possível”, asseverou.
Boas práticas
O conceito de boas práticas trabalha a ideia da gestão das organizações para um constante monitoramento e avaliação das demandas, de modo a ampliar a entrega de bons resultados à categoria e à sociedade no que se refere a serviços e políticas públicas.
O evento desta quinta-feira contou com uma programação voltada às boas práticas para melhorar as entregas do Sistema Conselhos para a categoria e para a sociedade. Os assuntos tratados envolveram temas como governança, elaboração orçamentária, transparência, sustentabilidade, burocracia, aprimoramento da gestão e planejamento estratégico.
Para o conselheiro Antonio Virgílio Bastos, o seminário se constituiu em uma modalidade de aprendizagem organizacional, na qual os regionais poderão ter a oportunidade de aprimorar seus processos de trabalho, conhecendo e aprendendo a partir da experiência dos outros Conselhos Regionais.
“Essa é a ideia do seminário: compartilhar práticas que são exitosas e deram certo entre os Conselhos Regionais e, a partir desta troca de experiências, assegurar que as autarquias consigam introduzir mudanças que aperfeiçoem continuamente seus processos de gestão e de governança”, afirmou.
No ano de 2023, foi incorporada à estrutura organizacional do CFP a Auditoria Interna para promover levantamentos e avaliações dos controles internos inerentes às atividades desenvolvidas no Sistema Conselhos de Psicologia.
Também em 2023, a APAF aprovou, por unanimidade, a criação do GT de Auditoria Interna, composto por representações dos conselhos regionais de todas as regiões. Uma das tarefas do GT foi definir os temas que foram abordados no Seminário de Boas Práticas.
Experiências dos Regionais
Durante o seminário receberam destaques ações exitosas elencadas pelos 24 Regionais para o intercâmbio entre as/os representantes.
Informações e Fotos: Conselho Federal de Psicologia