O CRPRS realiza em 27/09 (quarta-feira) o Cine CRP, com a exibição do documentário "Nascer nas prisões", dirigido por Bia Fioretti. A atividade acontece às 13h30, seguida de debate com a diretora do documentário e a psicóloga Sandra Correia, colaboradora do Núcleo do Sistema Prisional, no auditório do CRPRS, em Porto Alegre (Av. Protásio Alves, 2854 - 4° andar).
Psicólogas/os de outras regiões do estado poderão participar da atividades em Caxias do Sul, Santa Maria e Passo Fundo, onde haverá exibição do filme e transmissão online do debate nos seguintes locais:
- Subsede Serra - Caxias do Sul
Rua Cel. Flores, 749/505
- Subsede Centro-Oeste - Santa Maria
Rua Mal. Floriano Peixoto, 1709/401
- IMED - Bloco A, Sala 205
Rua Senador Pinheiro, 304 - Passo Fundo
Vagas para Porto Alegre estão esgotadas. Em Caxias do Sul, Santa Maria e Passo Fundo podem ser feitas na hora do evento.
O documentário "Nascer nas prisões" (2017), produzido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), é vinculado à pesquisa Saúde Materno Infantil nas Prisões do Brasil (2016) e relata a situação desumana das gestantes do sistema carcerário brasileiro. A pesquisa revelou que mais da metade das mulheres grávidas tiveram menos consultas de pré-natal entre 2012 e 2014 do que a recomendação médica.
“Visitamos todas as prisões femininas de todas as capitais e regiões do Brasil que recebem grávidas e mães. Verificamos que foi baixo o suporte social e familiar recebido, e foi frequente o uso de algemas na internação para o parto, relatado por mais de um terço das mulheres”, relatou a pesquisadora Maria do Carmo Leal, da Escola Nacional de Saúde Pública/Fiocruz. O estudo mostrou também que havia diferença na avaliação da atenção recebida durante a internação para o parto de acordo com a condição social das mães.
A atividade é promovida pela Comissão de Direitos Humanos e pelo Núcleo do Sistema Prisional do CRPRS.
► Programação
• 13h30 - Credenciamento
• 14h - Abertura com Priscila Detoni, presidente da Comissão de Direitos Humanos do CRPRS, e Fernanda Facchin Fioravanzo, coordenadora do Núcleo do Sistema Prisional do CRPRS
• 14h30 - Exibição do documentário "Nascer nas Prisões"
• 15h30 - Debate
- Bia Fioretti, diretora do documentário, publicitária e fotógrafa. Dedica-se desde 2012 à produção de audiovisuais sobre saúde pública e a projetos que aliem ciência e comunicação
- Sandra Correia, psicóloga, colaboradora do Núcleo do Sistema Prisional do CRPRS, profissional de referência da Unidade Materno Infantil do Presídio Estadual Feminino Madre Pelletier, em Porto Alegre, e especialista em segurança pública pela UFRGS
• 16h45 - Encerramento