Foram quase cem espectadores, entre os participantes que compareceram ao auditório do CRPS em Porto Alegre e quem assistiu nas subsedes Serra e Centro-Oeste e no Núcleo do Sistema Prisional em Passo Fundo. Assim foi a estreia do projeto Cine CRP, iniciativa da Comissão de Direitos Humanos e do Núcleo do Sistema Prisional que tem como objetivo a exibição de filmes e documentários que apresentem temáticas alusivas à psicologia e aos direitos humanos.
O projeto iniciou no último dia 27 de setembro com a exibição dos documentários resultantes do projeto Nascer nas Prisões, da diretora Bia Fioretti: “Nascer, Gestar, Cuidar” e “Impacto Social”. Os dois documentários mostram a vida das mulheres encarceradas que dão á luz nas cadeias do país e o impacto dessas prisões na vida das mulheres e de suas famílias.
A ideia inicial, como relatou a diretora ao final da sessão, era realizar apenas um documentário. Mas a riqueza do material obtido com as gravações nos principais presídios femininos do país levou Bia a ampliar o projeto, expondo a questão de gênero como um desdobramento da complexa situação da prisão de mulheres.
“É um recorte muito denso, pois essas mulheres, na maioria das vezes, têm outros filhos dos quais estão afastadas, e também são responsáveis pelas suas famílias mesmo privadas de liberdade. Os filmes escancaram a desigualdade social como propulsora do encarceramento e mostra uma geração de jovens que ficará marcada por essa vulnerabilidade social”, disse a conselheira Fernanda Fioravanzo, uma das idealizadoras do projeto.
Após a exibição dos documentários, houve um debate reunindo a diretora e a psicóloga Sandra Correia, que atua como profissional de referência da Unidade Materno Infantil do Presídio Estadual Feminino Madre Pelletier, em Porto Alegre. Sandra é especialista em segurança pública pela UFRGS e colabora com o Núcleo do Sistema Prisional do CRPRS.
A diretora Bia Fioretti é publicitária e fotógrafa. Dedica-se, desde 2012, à produção de audiovisuais sobre saúde pública e a projetos que aliem ciência e comunicação.
Os documentários exibidos no evento podem ser assistidos online no link http://bit.ly/2gaCe6E