A Comissão de Avaliação Psicológica e o Núcleo de Educação do CRPRS promovem na próxima sexta-feira, 03/07, às 16h, reunião em conjunto para discutir sobre parecer contrário à condicionalidade da avaliação psicológica para o ingresso de crianças menores de seis anos no Ensino Fundamental. A reunião será realizada na sede do CRPRS (Av. Protásio Alves, 2854/301).
O documento foi elaborado pelo Conselho Federal de Psicologia a pedido do Conselho Nacional de Educação (CNE), e entregue em dezembro do ano passado, para subsidiar a autarquia no processo de tomada de decisão diante de questões jurídicas relacionadas ao artigo 3° da Resolução 06/2010, do próprio CNE, determinando que “para o ingresso no primeiro ano do Ensino Fundamental, a criança deverá ter idade de 6 (seis) anos completos até o dia 31 de março do ano em que ocorrer a matrícula”.
Em janeiro deste ano, o CNE enviou ao CFP um ofício de agradecimento, já que o parecer contrário à condicionalidade da avaliação psicológica para ingresso de menores de seis anos no Ensino Fundamental foi importante na restauração da resolução 06/2010 frente a diversas ações jurídicas.
De acordo com o parecer, o CFP “posiciona-se de forma favorável ao corte etário e de forma desfavorável à condicionalidade da avaliação psicológica para a matrícula de crianças fora do corte etário para o ensino fundamental e educação infantil”.
Clique aqui para acessar parecer na íntegra.