A Comissão de Direitos Humanos do CRPRS promove no próximo dia 24 de março (sábado) o encontro Mulheridades, Direitos Humanos e Psicologia. O evento, que será realizado no auditório do Conselho (avenida Protásio Alves, 2854/4º andar) a partir das 9h, tem como objetivo conscientizar profissionais da Psicologia sobre suas responsabilidades em relação a episódios de violência de gênero.
O encontro terá como palestrante a psicóloga e professora Valeska Zanello, doutora em Psicologia (UnB, 1997) e integrante do Laboratório de Psicopatologia, Psicanálise e Linguagem do Instituto de Psicologia da UnB. Zanello irá falar sobre saúde mental e relações de gênero.
Também haverá uma roda de conversa com integrantes de movimentos sociais, com participação do Conselho da Mulher de Porto Alegre, do coletivo Feminino Plural e do coletivo Mulheres Mirabal.
Segundo a presidente da Comissão de Direitos Humanos do CRPRS, Priscila Detoni, o encontro é uma oportunidade para repensar as responsabilidades da Psicologia sobre as redes de proteção à mulher, não só em relação a gênero mas também envolvendo questões de sexualidade, etnia, geração e deficiências físicas, entre outras.
“Especialmente num momento em que as políticas públicas vêm sofrendo um acelerado desmonte, é importante destacar o trabalho de resistência dos movimentos sociais e as práticas de controle social que precisam se fortalecer”, afirmou Detoni.
Confira na íntegra a programação do encontro:
9h: Credenciamento;
9h30: Abertura com Silvana de Oliveira, presidenta do CRPRS;
9h45: Palestra “Saúde Mental e Relações de Gênero: os direitos das diferentes mulheres”, com Valeska Zanello (Laboratório de Psicopatologia, Psicanálise e Linguagem / Instituto de Psicologia / Universidade de Brasília - UnB). Mediação: Conselheira Priscila Pavan Detoni;
11h30: Intervalo para almoço;
13h: Roda de conversa “Movimentos sociais e políticas públicas nas redes de proteção às mulheres”, com Maria Luísa Pereira de Oliveira (Conselho Municipal do Conselho da Mulher de Porto Alegre), Vitória Bernardes (Coletivo Feminino Plural e Rede Desarma Brasil) e representante do Coletivo Mulheres Mirabal. Mediação: Conselheira Fernanda Facchin Fioravanzo;
15h: Encerramento.