Diante do momento de distanciamento físico necessário devido à pandemia da Covid-19, a Comissão de Educação do CRPRS produziu notas, a partir do olhar da Psicologia, sobre a continuidade dos processos escolares e educativos.
A nota que traz considerações às psicólogas e aos psicólogos no contexto educacional tem o objetivo de contribuir, nesse momento único vivenciado por todas/os, com sugestões às/aos profissionais que atuam nessa área. “Dentre as atividades desempenhadas pela/o psicóloga/o escolar vale ressaltar a escuta ativa dos alunos, professores, familiares e também de poder ser ativo, principalmente nesse momento, no planejamento pedagógico da escola. Ser ativo na reconfiguração do plano pedagógico, nesse momento pandêmico, significa poder auxiliar e contribuir com seu conhecimento humanizador da comunidade escolar”, cita a nota.
A nota voltada à comunidade escolar está dividida em dois eixos. O primeiro é direcionado a professoras/es, educadoras/es e instituições de ensino e destaca a necessidade de se conversar sobre os desafios do momento atual. “Vivemos uma mudança de rotina, de trabalho e de expectativas abruptas, que vem exigindo um repensar, um reinventar e um inventar quase que instantâneo. Entendemos que o momento agora é de nos disponibilizarmos internamente para experimentarmos formatos e possibilidades que possam atender ao máximo nossas necessidades. Mas é necessário reconhecermos o quanto este processo de criar e recriar pode ser custoso e, assim, gerar desgaste e sofrimento à nossa saúde mental – de professoras e professores, educadoras e educadores. Por isso, precisamos conversar. Precisamos buscar formas de dialogar, de escutarmos o outro, dividirmos dúvidas e soluções’, cita trecho da nota. O segundo eixo é voltado às famílias e traz orientações quanto à realização das atividades da escola, respeitando o tempo e o espaço para poderem realizá-las da melhor forma.