Na terça-feira, 23/05, a presidenta da Comissão de Educação do CRPRS, Silvana Maia Borges, junto com a presidenta do CRPRS, Miriam Cristiane Alves, participaram da Tribuna Livre da Câmara de Vereadores de Santa Maria, para tratar sobre a regulamentação da Lei Federal nº 13.935/2019, que dispõe da obrigatoriedade de profissionais da Psicologia e da Assistência Social na rede pública de educação básica. Durante o encontro, as conselheiras destacaram a importância da atuação de pessoas psicólogas e assistentes sociais nas instituições de ensino, para o aprendizado e formação social de estudantes.
Já na sexta-feira, 26/05, a Comissão de Educação do CRP participou de reunião on-line de orientação técnica com o grupo do Centro de Intervenção e Mediação Educacional (CIME), que faz parte do setor de coordenação pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Pelotas. O CIME é composto por cinco profissionais da Psicologia e duas do Serviço Social, contratadas em agosto de 2022, via concurso público, garantindo a regulamentação da Lei nº13.935/2019. "Como é um setor novo, o grupo sentiu a necessidade de aproximar-se do Conselho para receber orientações acerca da atuação na área escolar/educacional, bem como compreender melhor o papel do/a psicólogo/a nesse âmbito", explicou a conselheira Silvana Maia Borges. Essa troca terá sequência, sendo marcada para ocorrer de forma presencial, na Subsede Sul do CRPRS, em Pelotas.
Buscando atender a outras demandas como essa, a Comissão de Educação está organizando formato de orientação, para além do trabalho que já é realizado pela Área Técnica do Conselho.