Dando sequência ao projeto Conversando com a Comissão de Ética, o CRPRS promoveu em Santa Maria, na segunda-feira, 28/07, evento para debater a produção de documentos psicológicos.
A presidente da Comissão de Ética, Luciane Engel, destacou a importância de ampliar os debates dessa Comissão com a categoria, avaliando criticamente questões que dizem respeito à prática profissional do/a psicólogo/a.
Pontos do Código de Ética e da Resolução do CFP nº 007/2003 foram apresentados pela coordenadora da Área Técnica do CRPRS, Letícia Giannechini, que destacou a importância do/a profissional ter clareza do objetivo a que se destina o documento produzido pelo/a psicólogo/a. Além disso, é necessário que o/a profissional entenda a diferença entre os tipos de documentos que pode emitir (declaração, atestado, relatório e parecer) e perceba que tem total autonomia sobre seu trabalho. A escrita e a escolha de técnicas e procedimentos para a elaboração de documentos psicológicos deve ser feita com base em marcos legais, éticos e técnicos. “O profissional tem autonomia para definir instrumentos e embasamentos que irão fundamentar sua técnica e a forma como produzirá o documento”, afirma Letícia.
A análise, a fundamentação e a conclusão teórico-técnica se dá pela cientificidade psicológica e ética que o/a profissional precisa estar imbuído e atento/a e não pela mera reprodução de falas dos sujeitos, por exemplo. “O trabalho do/a psicólogo/a é voltado à avaliação de sofrimento e não identificar suspeito ou abusador, por exemplo.Tecnicamente, não há como responder a algumas questões ou identificar a verdade dos fatos. É nisso que o/a psicólogo/a deve se respaldar”.
A obrigação de registro documental é outro ponto que muitas vezes não é seguido pelos/as profissionais. A Resolução do CFP nº 01/2009 que estabelece a obrigatoriedade do registro documental é ainda desconhecida por parte dos/as psicólogos/as.
A conselheira referência da Subsede Centro-Oeste, Bruna Osório, também participou do evento, convidando a categoria a participar das próximas atividades programadas em Santa Maria.
Os/as participantes puderam esclarecer dúvidas e debater sobre situações vivenciadas em suas práticas no evento.
--> Confira agenda dos próximos “Conversando com a Comissão de Ética sobre a Produção de Documentos Psicológicos”:
01/08, sábado, às 9h, na Subsede Serra (Rua Coronel Flores, 749) em Caxias do Sul.
28/08, sexta-feira, às 15h, na Subsede Sul (Rua Barão de Santa Tecla, 583/406) em Pelotas.
Sugestões de temas para os próximos “Conversando com a Comissão de Ética” podem ser enviadas para o e-mail comissoes@crprs.org.br.