A Comissão de Ética do CRPRS realizou um balanço de avaliação das atividades do ano e informou que tem tramitando, atualmente, 32 processos ético-disciplinares em diferentes fases processuais, além de cinco processos em fase de recurso junto ao Conselho Federal de Psicologia (CFP).
O balanço de 2017 indica que houve quatro representações instruídas ao longo deste ano, sendo que duas foram arquivadas e outras duas resultaram em penas de advertência aplicadas pela plenária, após garantido amplo direito de defesa e de contraditório.
O balanço mostrou que, desde o início da gestão AmpliaPsi, em setembro de 2016, foram realizadas 43 reuniões ordinárias da COE, três audiências de instrução de processos e a participação em evento nacional das COEs em Brasília, em julho.
“Nossa intenção é divulgar amplamente os dados possíveis sobre o trabalho realizado pelos membros que compõe a COE. De setembro de 2016 até dezembro de 2017, realizamos um trabalho exaustivo para garantir direitos e ampla defesa conforme determinam os Códigos de Processo Disciplinar e o Código de Ética. Nesse sentido, o compromisso é de, a cada final de ano, informar a sociedade e a categoria sobre as atividades desenvolvidas na COE”, avaliou o presidente da Comissão, Silvio A. Lopes Iensen.