A Comissão de Formação do CRPRS realizou em 9 de março, em Passo Fundo, o evento "Avaliação Psicológica e Ética na Formação". A atividade teve como objetivo estabelecer um diálogo com a academia no âmbito da formação em Psicologia, com a participação de coordenadores de curso de graduação, professores e estudantes. O evento, que nesse semestre será itinerante, ainda passará por cidades como Santa Maria, Santo Ângelo e Pelotas.
No encontro, que contou com a presença do presidente da Comissão de Formação, Nelson Rivero, da conselheira integrante da mesma comissão, Dirce Tatsch, e da diretora do exercício profissional da Sociedade de Psicologia do RS, Viviane Pickering, a presidente da Comissão de Avaliação Psicológica, Vivian Borges, realizou palestra sobre "Avaliação Psicológica e Ética Profissional na Formação". Em sua fala, relatou que, quando integrante da Comissão de Ética, viu muitas situações relativas a avaliação psicológica, e que buscou verificar o que caberia ser trazido na formação para lidar com questões éticas relacionadas ao tema. A conselheira ressaltou a importância de que a avaliação psicológica seja pensada a partir dos Direitos Humanos, além da questão psicométrica e de forma situacional, como tem sido discutido nas atividades relativas ao Ano Temático da Avaliação Psicológica. Salientou também a necessidade da constante atualização dos profissionais e a ampliação do campo de atuação dos psicólogos na área.
Após o sorteio de publicações do Conselho Federal de Psicologia sobre o tema, ocorreu a oficina "Ética e Formação Profissional". Os participantes, em grupos, discutiram sobre casos fictícios baseados em situações reais que chegam ao CRPRS, refletindo sobre como a formação participa no campo ético, na área da avaliação psicológica. Após o debate entre todos os presentes, foi realizada a entrega das carteiras de identidade profissional de recém formados em Psicologia da região de Passo Fundo.