A Comissão de Políticas Públicas promoveu reunião preparatória para o Encontro Gaúcho de Militantes da Reforma Psiquiátrica Antimanicomial na quarta-feira, 05/08, na sede do CRPRS, em Porto Alegre. Na reunião, a conselheira Alexandra Ximendes fez um resgate dos movimentos pela luta antimanicomial no país, destacando a participação da Psicologia nos espaços de discussão das políticas de saúde mental e dos movimentos sociais, que pautam e tensionam essa política.
Para realizar o Encontro Gaúcho de Militantes da Reforma Psiquiátrica Antimanicomial foram realizados seis encontros pelo estado, em Porto Alegre, Santa Maria, Caxias do Sul, Lajeado, Santa Cruz do Sul e Arvorezinha.
A conselheira Mariana Allgayer lembrou que os encontros começaram a acontecer em 2014, quando a realidade do Rio Grande do Sul era bem diferente. “Tínhamos um espaço para articulação do movimento antimanicomial. Hoje, temos outro cenário diante das ações do Governo do Estado, que ameaçam diretrizes da reforma psiquiátrica. O movimento ganhou força diante de possíveis retrocessos”, destacou Mariana.
O CRPRS tem sido um articulador do Encontro por entender que é preciso fortalecer o movimento de luta antimanicomial na garantia da implementação da política nacional de saúde mental no SUS, com a qualificação da Rede de Atenção Psicossocial. Para o Conselho, a atuação da Psicologia é fundamental na garantia de direitos e na qualidade do cuidado em saúde mental.
Encontro Gaúcho
O Encontro Gaúcho de Militantes da Reforma Psiquiátrica Antimanicomial acontece nesta sexta-feira, 07/08, e no sábado, 08/08, no teatro Dante Barone, na Assembleia Legislativa do Estado (Praça Marechal Deodoro, 101) e na Praça da Matriz, em Porto Alegre. O objetivo do encontro é articular, avaliar e apresentar as propostas elencadas nos encontros regionais.
As inscrições podem ser feitas clicando aqui. Mais informações inscricaoegmrpantimanicomial@gmail.com.
Confira programação completa:
Sexta-feira, 07/08
17h – Acolhida
Vem chegando vem... Aqui muito afeto tem...
Local: Palco Livre na Praça da Matriz
19h – Resgate Histórico: a militância antimanicomial no RS
Fala de convidados
Conte sua história também – microfone livre
Sábado, 08/08
8h30 – Acolhida
Acorde para a luta!
9h – Atualizando a agenda ético-político antimanicomial
Relato das propostas dos pré-encontros
Reflexão: o que vamos priorizar na nossa luta?
13h30 – Construção em pequenos grupos
16h – Apresentação dos grupos: consolidação das estratégias
18h – Junção na praça: palco livre