A Comissão de Políticas Públicas do CRPRS iniciou, nesta semana, discussões que buscam a construção de ações estratégias para o enfrentamento de situações de violência em Porto Alegre. Profissionais que atuam nas políticas públicas de base territorial, ou seja, na saúde, na educação e na assistência social, participaram de roda de conversa realizada na sede do Conselho na quarta-feira, 09/03.
A precarização das estruturas de trabalho e dos serviços de saúde mental voltados a crianças e adolescentes, a fragilidade das redes de cuidado e a insegurança dos trabalhadores/as das políticas territoriais foram alguns pontos destacados pelos participantes.
“Precisamos pensar em estratégias de base, em um trabalho contínuo de ações de prevenção e não apenas em ações emergenciais, para enfrentar momentos de crise. Fechar o Pronto Atendimento Cruzeiro do Sul (Pacs), por exemplo, não é uma solução”, destacou a psicóloga Maria Alzira Grassi que trabalha no plantão de emergência em saúde mental do Pacs. Para a conselheira Luciane Engel, que participou recentemente de reunião no local, extinguir esse posto seria submeter a população que vive nessa região a mais uma forma violência.
A psicóloga Marilu Goulart, que atua na Assistência Social, ressaltou a importância do CRP em abrir esse espaço para refletir sobre a violência instalada na cidade, unindo Saúde, Assistência Social e Educação. Ela relatou a falta de amparo legal para dar conta de violações de direitos vivenciadas por usuários que não conseguem acesso aos serviços e, muitas vezes, vivenciam situações de tortura. “É importante essa articulação com outras políticas para a construção de um trabalho de redes, amplo, projeto territorial de maneira realmente integrada”.
A necessidade de se retomar relações comunitárias, de se pensar em uma cultura de paz, de se investir na micropolítica, ou seja, em ações do cotidiano para construir redes foram algumas das estratégias possíveis levantadas pelo grupo. Além disso, também ressaltaram a necessidade de se avançar nas discussões sobre questões como a desmilitarização da polícia e regularização das drogas.
Após esse encontro, o CRPRS irá promover a articulação entre conselhos, estimular a reflexão e a produção de documentos sobre violência e segurança em territórios. O tema terá continuidade em reunião da Comissão de Políticas Públicas agendada para quarta-feira, 13/04, às 19h, na sede do CRPRS (Av. Protásio Alves, 2854 – 4º andar).