A Comissão de Políticas Públicas do CRPRS promoveu na quarta-feira, 25/09, no auditório do CRPRS, o debate “A política de redução de danos na atenção a usuário de álcool e drogas se aplica no cuidado de crianças e adolescente?”.
Psicólogos, assistentes sociais, médicos, enfermeiros, educadores, redutores de danos e estudantes, além de representes da Escola de Saúde Pública, Escola Municipal Porto Alegre e Rede Multicêntrica, participaram da discussão sobre a possibilidade de considerar crianças e adolescentes como sujeitos plenamente responsáveis por sua conduta.
“Como essa questão tem surgido em diferentes contextos, a Comissão entendeu que seria interessante promover um debate ampliado sobre o tema, reunindo profissionais de diferentes áreas e com atuação em diferentes campos”, explicou a conselheira Alexandra Campelo Ximendes, presidente da Comissão de Políticas Públicas.
Os participantes apresentaram relatos sobre formas de cuidado que vêm sendo adotadas junto a esse grupo. Destacaram a importância de se manter um relacionamento o mais horizontal possível, propondo a substituição da drogas por atividades que não fazem parte do dia a dia dessas crianças e adolescentes, como esporte, cultura, lazer e, em alguns casos, até mesmo brincar.
“O tema em debate é cercado de paradoxos, pois ao mesmo tempo em que precisamos oferecer formas de cuidado que garantam os direitos dessas crianças e adolescentes, existe a questão da responsabilidade legal e do proibicionismo”, avaliou Alexandra. A falta de espaço de acolhimento para crianças e adolescentes usuários de álcool e drogas foi outro ponto levantado pelos participantes do debate.