Na terça-feira, 15/09, o CRPRS participou de live promovida pelo Conselho Regional de Serviço Social (CRESSRS) para dar visibilidade à "Carta Aberta às/aos trabalhadoras/es assistentes sociais e psicólogas/os da Assistência Social", produzida pelos Conselhos.
Mediada por Débora de Paula (CRESS 8957), conselheira fiscal do CRESSRS, a live foi mais uma iniciativa dessa parceria entre CRESS e CRP que tem o objetivo de proteger as/os profissionais que atuam na política de Assistência Social. A carta foi divulgada no mês de agosto pelo CRPRS e CRESSRS nos canais de comunicação dos Conselhos, rádios Gaúcha, Guaíba e Band, e no site GaúchaZH. Clique aqui para acessar documento na íntegra.
Em sua fala, a presidenta do CRPRS, Ana Luiza de Souza Castro (CRP 07/3718), destacou como a política de Assistência Social foi evidenciada com a pandemia da Covid-19. “Apesar disso, vemos que essa política, nos últimos tempos, tem sido bastante castigada com o corte de verbas; a não contratação de novas/os profissionais, mesmo com a demanda crescente de trabalho; a contratação de terceirizados; e a falta de equipamentos de proteção individuais e coletivos, que permitam uma atuação com segurança”.
CRPRS e CRESSRS vem recebendo denúncias de trabalhadoras/es que estão na linha de frente. Para pensar em estratégias de enfrentamento deste problema, foi constituído um Grupo de Trabalho interinstitucional que se reúne de forma virtual quinzenalmente.
Na live, a presidenta do CRESSRS, Elisa Scherer Benedetto (CRESSRS 8776), falou sobre a importância dessa parceria estabelecida entre CRPRS e CRESSRS na valorização das/os trabalhadoras/es que estão atuando nessa política tão necessária para a sociedade. “Percebemos que, diante de toda a exploração e dificuldade cotidiana, as/os profissionais da Assistência Social não estavam conseguindo chegar ao Conselho e precisávamos dar voz a essas categorias e sinalizar o quanto as gestões estão atentas e preocupadas com esse contexto. Queremos que os direitos que existem sejam defendidos e que ninguém precise expor a própria vida para garantir os direitos dos outros”.
A live foi transmitida pelo Instagram do CRESSRS.