Na próxima segunda-feira, 29/02, às 13h30, será realizada na sede do CRPRS, em Porto Alegre (Av. Protásio Alves, 2854 – 4º andar), a Conferência Livre "Direitos Humanos e Saúde Mental", como parte do processo preparatório da V Conferência Estadual de Direitos Humanos. A atividade será promovida pelas seguintes entidades:
- Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul – CRPRS
- Frente Estadual Drogas e Direitos Humanos – FEDDH RS
- Movimento Nacional da População de Rua – MNPR RS
- Rede Unida
- Fórum ONG AIDS RS
- Conselho Regional de Serviço Social RS – CRESS RS
- Instituto Parrhesia Erga Omnes
- Rede Multicêntrica/UFRGS
- Núcleo de Pesquisa em Sexualidade e Relações de Gênero – NUPSEX UFRGS
- Centro de Educação e Assessoramento Popular – CEAP
- Movimento Autônomo Utopia e Luta
- Centro de Assessoria Multiprofissional – CAMP
- Associação Construção – Associação de Defesa dos Direitos dos Usuários de Serviços de Saúde Mental Porto Alegre
V Conferência Estadual de Direitos Humanos
O Rio Grande do Sul está em processo de mobilização para a construção da V Conferência Estadual de Direitos Humanos. Este processo pela primeira vez se dará no âmbito do Sistema Estadual de Direitos Humanos, sendo organizada e convocada sob a orientação do Conselho Estadual de Direitos Humanos. A etapa estadual da V Conferência Estadual de Direitos Humanos será realizada nos dias 11 e 12 de março de 2016, em Porto Alegre. A estadual é preparatória da XII Conferência Nacional de Direitos Humanos, a ser realizada em abril de 2016.
A Conferência pretende oportunizar o fortalecimento da resistência à onda conservadora e de ódio tão presente nas redes e nas ruas de nosso país e que tem patrocinado retrocessos nas conquistas de direitos. Mas ela também quer animar a militância, os defensores/as de direitos humanos, os/as lutadores/as do povo para seguirem encorajados na construção de luta pela garantia de direitos nos diversos movimentos e lutas.
A V Conferência Estadual de Direitos Humanos tem como tema "Construção do Sistema Estadual de Direitos Humanos do Rio Grande do Sul" que será debatido a partir dos seguintes eixos temáticos: a) Interação Democrática; b) Desenvolvimento e Direitos Humanos; c) Universalização dos Direitos; d) Acesso à Justiça e Combate às Violências; e) Educação e Cultura em Direitos Humanos.