As entidades ligadas à Psicologia marcaram presença no lançamento da Conferência Nacional de Educação Básica para intensificar a divulgação da campanha de inclusão da Psicologia no Ensino Médio. A campanha foi divulgada no Centro de Convenções nesta segunda-feira por meio da distribuição de panfletos com as oito razões para a inclusão da disciplina na grade do Ensino Médio. O banner da campanha chamou a atenção dos representantes de professores, alunos, organizações de classe e movimentos sociais participantes da Conferência que passavam pelo rol de entrada da Conferência.
A presidente da Associação Brasileira de Ensino de Psicologia (Abep), Roberta Azzi, explicou a importância da presença desta campanha na Conferência Nacional. "Aqui na conferência nós podemos atingir várias camadas da sociedade, desde o governo federal até a sociedade civil para que todos possam entender as razões pelas quais a Psicologia é fundamental para que o Ensino Médio se torne um ensino mais completo para o jovem brasileiro".
De acordo com a conselheira do CFP, Iolete Ribeiro da Silva, essa participação é importante para dar visibilidade às contribuições da psicologia ao aluno do ensino médio abrindo espaço para o diálogo com professores de outras áreas, pais e gestores. "É importante frisar que o conhecimento psicológico fornece as bases para uma prática pedagógica significativa junto aos adolescentes e jovens, por contemplar a compreensão das necessidades do desenvolvimento e das características de cada um".
As entidades da Psicologia lançaram a campanha de Inclusão da Psicologia no Ensino Médio em parceria com o Fórum Nacional de Entidades da Psicologia Brasileira (Fenpb) e com as Associações Brasileiras de Ensino de Psicologia (Abep) e de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE). Quem se interessar pelo assunto pode se manifestar pelo site www.pol.org.br e enviando um e-mail aos deputados e senadores pedindo que apóiem esta luta. Basta entrar no site, clicar no link para a campanha e enviar o seu manifesto.
Fonte: Conselho Federal de Psicologia