O CREPOP desenvolveu, no período de novembro de 2006 a novembro de 2007, seis(06) ciclos de pesquisas que investigaram a prática profissional dos psicólogos(as) que atuam em políticas públicas.
Saúde, Assistência Social/Direitos Humanos e Justiça/Segurança Pública foram as áreas selecionadas para a realização das primeiras pesquisas. Indicadas como áreas prioritárias pelo Sistema Conselhos, essas obedeceram os critérios da tradição da psicologia, abrangência nacional, definição de marcos lógico e legal e caráter social e/ou emergencial.
A definição dos programas prioritários levaram em consideração os critérios acima incluindo o item "utilização de metodologia com elementos plurais". Foram selecionados os campos de Vara de Família; Sistema Prisional; Medidas Socioeducativa - Unidade de Internação; Serviço de enfrentamento a violência, abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes; Programa Nacional de DST/Aids e CAPS.
As investigações foram realizadas por intermédio dos Centros de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas - CREPOP. As coletas de dados ocorreram em três momentos - Acesso aos questionários on-line, participações em reuniões específicas e grupos focais. Esses eventos foram precedidos de ampla mobilização dos profissionais das áreas.
A análise dos dados qualitativos estarão disponíveis em breve no Portal CREPOP.
Fonte: Portal CREPOP