O Congresso Norte-Nordeste de Psicologia (Conpsi) reúne a cada dois anos, em uma cidade da Região Norte ou Nordeste, psicólogas (os), pesquisadoras (es), professoras (e) e alunas (os) de Psicologia de todas as regiões do país para compartilhar conhecimentos acadêmicos e profissionais, discutir políticas para a área e promover o avanço da Psicologia no Brasil.
Em sua oitava edição, o Congresso traz como tema “Psicologia, contemporaneidade e inserção social: desafios e perspectivas” e será realizado em Fortaleza (CE) entre os dias 8 e 11 de maio. O evento conta com o apoio do Conselho Federal de Psicologia (CFP) e é uma iniciativa do Conselho Regional de Psicologia da Bahia e do Instituto de Psicologia da Universidade Federal da Bahia com o apoio dos Conselhos Regionais de Psicologia do Norte e Nordeste, sendo realizado, nesta edição, pelo CRP-11 (Ceará, Piauí e Maranhão), pelas Universidades Federal e Estadual do Ceará e pela Universidade de Fortaleza (Unifor).
“O Conpsi tem sido um dos mais importantes eventos da Psicologia brasileira atualmente. Perdeu seu caráter regional inicial e hoje tem uma dimensão nacional, contando inclusive com convidados internacionais”, ressalta o presidente do CFP, Humberto Verona. O Congresso surgiu em 1999 com o objetivo de promover a Psicologia no Norte e Nordeste do país por serem regiões que tiveram, durante muito tempo, pouca participação no processo de construção da profissão.
Além de estimular o debate sobre os problemas nacionais e regionais para a produção de conhecimentos, o Congresso é um espaço nacional de diálogo entre o mundo acadêmico e o mundo profissional da Psicologia brasileira que visa discutir, analisar e propor formas e mecanismos que contribuam para a formação de novos psicólogos e pesquisadores em Psicologia.
Nesta edição do Congresso, o CFP estará presente em nove mesas temáticas que buscam representar as principais reflexões atuais da Psicologia, como Psicologia e religião; Avaliação Psicológica; Drogas e medicalização da sociedade; Psicologia em interface com a Segurança e Justiça; Mídia, Criança e Consumo; Direito à verdade na América Latina; Psicologia, povos indígenas e comunidades tradicionais, entre outras.
Políticas públicas em foco
Às vésperas do Conpsi, no dia 8 de maio, tem lugar também em Fortaleza o VII Seminário Nacional de Psicologia e Políticas Públicas, promovido pelo CFP. Com o tema “Democracia e Participação social”, o seminário contará com dois grandes pensadores: o renomado escritor pernambucano Ariano Suassuna, que fará a palestra inaugural do evento, e o sociólogo e cientista paulista Emir Sader, que participará do encerramento do seminário. Além disso, as discussões estarão centralizadas em duas mesas principais com os temas “Conjuntura da Participação Social, riscos para a Democracia” e “Dispositivos estratégicos para Participação Social”.
Os avanços da democracia e o controle social das políticas públicas servirão de base para a discussão de problemas que as políticas em vigor não conseguem resolver. É o caso das internações compulsórias em grandes cidades do país, como Rio de Janeiro e São Paulo, e sua relação com os processos de gentrificação e higienização. “Pessoas pobres e moradores de rua deveriam ser alvo de políticas públicas mais permanentes e respeitosas, que visem a plena cidadania e seu acolhimento, mas que ao contrário oferecem isolamento e confinamento”, constata Humberto Verona.
Segundo o presidente, o evento contará com convidados que devem abordar os dois polos da questão- a ausência de políticas públicas como promotoras de direitos e sua interferência em questões importantes de forma violenta e equivocada. “Este seminário é também um convite a reunir pessoas que estão pensando e estudando estes temas, que focam em projetos inclusivos destas políticas com vistas a diminuir as desigualdades. É uma grande oportunidade para quem vai participar do Conpsi”, finaliza o presidente do CFP. Na última edição do Seminário, em 2011, mais de mil pessoas estiveram presentes.
Esta edição contará com uma surpresa em sua identidade visual. A programação será temática e apresentada de forma inovadora! Não deixe de acompanhar os próximos boletins e notas para descobrir a novidade.
Inscrições
O prazo para envio de trabalhos para o Conpsi vai até o dia 31 de janeiro e deve seguir as regras de submissão, que podem ser conferidas no link http://www.conpsi.org.br/sobre-a-submissao. As inscrições de participação vão até o dia 7 de maio, com variações de custo dependendo do período. Até o dia 31 de janeiro o valor é de R$ 150 para estudantes (de graduação e pós-graduação) e de R$ 250 para profissionais, pesquisadores e docentes. Faça a sua inscrição e confira mais informações sobre o Congresso no site do evento – www.conpsi.org.br.
Já para participar do Seminário de Políticas Públicas basta se inscrever gratuitamente no site do evento, a ser lançado em breve.
Não perca esta oportunidade de contribuir para a construção de políticas públicas e garantir a atuação cada vez maior da Psicologia na garantia dos direitos humanos!
Fonte: www.cfp.org.br