Há mais uma chance para os profissionais e estudantes que não conseguiram inscrever seu trabalho no 8º Congresso Norte e Nordeste de Psicologia (Conpsi), evento que será realizado de 8 a 11 de maio, em Fortaleza (CE) . O prazo foi novamente prorrogado e agora vai até 15 de março. A nova data surgiu a partir de novas regras de inscrição - orientadas pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) – que estabelecem que não será mais exigida a titulação de mestrado e doutorado para a submissão de trabalhos nas categorias: mesa-redonda, simpósio, comunicação oral, relato de experiência e pôster. Não perca esta nova oportunidade! Confira as regras de submissão e quem pode ser proponente de cada categoria no site: http://www.conpsi.org.br/sobre-a-submissao/
O Congresso, que traz como tema “Psicologia, contemporaneidade e inserção social: desafios e perspectivas”, terá nove mesas temáticas do CFP, entre elas Psicologia e religião; Avaliação Psicológica; Drogas e medicalização da sociedade; Direito à verdade na América Latina; Psicologia, povos indígenas e comunidades tradicionais; entre outras.
A representante do CFP na Frente Nacional de Drogas e Direitos Humanos (FNDDH), a psicóloga Elisa Zaneratto, será uma das palestrantes na mesa sobre drogas e medicalização da sociedade. “Devo problematizar como tem sido configurada a suposta epidemia do crack no campo das políticas públicas, pois entendemos que é preciso colocar em análise o porquê do crack ganhar esse destaque no cenário nacional, sendo que outras drogas representam um risco maior”, destaca Eliza.
Além disso, a psicóloga pretende abordar, em sua fala, o problema da internação compulsória, “que tem sido banalizada em vez de utilizada como último recurso” e os diferentes cenários de drogas, que envolvem não só as pessoas em condição de miséria, mas também populações mais ricas que não recebem a atenção devida das ações públicas. “Claro que o risco é maior quando se está em condição de pobreza, mas ele não está no uso da droga, e sim na vida da pessoa, na condição de vulnerabilidade”, afirma.
Para Eliza, o Conpsi tem sido muito importante na história da Psicologia nordestina, pois valoriza a profissão e a produção de conhecimento produzido na região. “O Congresso contribui para uma Psicologia brasileira mais diversificada e apta a responder desafios de uma realidade bem diferente da comumente divulgada, do sul e sudeste”, afirma.
Inscrições de participação
Além de enviar seu trabalho, não deixe de fazer sua inscrição como participante, que pode ser realizada até o dia 7 de maio, com variações de custo dependendo do período. Até 15 de março o valor é reduzido – de R$ 180 para estudantes e de R$ 310 para profissionais, docentes e pesquisadores. Confira todos os prazos e valores emhttp://www.conpsi.org.br/inscricao/ .
Fonte: www.cfp.org.br